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ILHÉUS: SESAB ATRASA PAGAMENTO E DEIXA FUNCIONÁRIOS DE HOSPITAL SEM SALÁRIO

Do Pimenta.

Funcionários do Costa do Cacau.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está sendo acusada de não fazer o pagamento mensal ao Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Administração Hospitalar (IBDAH), responsável pela gestão do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. Nesta manhã de terça (15), os trabalhadores fazem manifestação na porta da unidade de saúde para cobrar o pagamento do salário de maio, que deveria ser feito até o último dia 7.

João Evangelista, diretor do sindicato que representa os trabalhadores, o Sintesi, diz que o pagamento não ocorreu ainda e não há previsão de pagamento aos trabalhadores, que têm enfrentado uma jornada ainda mais dura por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Salário dos trabalhadores deveria ser pago até o quinto dia útil. Hoje já é 15 e está sem previsão”.

Os representantes dos trabalhadores consideram um desrespeito os atrasos constantes ocorridos nos últimos meses e em plena pandemia. Segundo eles, o IBDAH pagava o salário da categoria até antes do prazo do vencimento, o que mudou. “A Sesab vem atrasando o repasse das faturas à empresa”, observa o Sintesi em nota.

Ainda em nota, o Sintesi define a situação como “preocupante” e não descarta paralisação dos serviços. “Sem salário, ninguém aguenta”, completa.

EX PREFEITOS DE EUNÁPOLIS E PORTO SEGURO SÃO CONDUZIDOS PELA PF

O casal Robério e Claudia Oliveira.

Na manhã desta terça-feira (15), a Policia Federal cumpriu mandados de prisão preventiva contra os ex-prefeitos de Porto Seguro e Eunápolis, Cláudia Oliveira e Robério Oliveira.

A justiça também determinou a prisão de Humberto Adolfo Gattas, Ricardo Luiz Rodrigues Bassalo, Marcos Guerreiro e Edmilson Alves de Matos.

Na decisão foi determinada o afastamento, por 180 dias, do prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos (PSD).

Página do mandado de prisão. Políticos do Sul da Bahia/reprodução.

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ILHÉUS: MULHER DÁ A LUZ NA CALÇADA DA MATERNIDADE SANTA HELENA POR FALTA DE MÉDICO

Mulher deu a luz em passeio da maternidade.

Na manhã desta terça-feira, 15, uma mulher deu a luz na calçada da Maternidade Santa Helena em Ilhéus. A Maternidade não está realizando partos desde o início do mês de junho e as grávidas estavam sendo recomendadas a irem para a maternidade do município vizinho, Itabuna.

Um impasse quanto à destinação de verbas para pagamentos dos profissionais da maternidade levou à interrupção do serviço, a ponto de  gestantes não serem atendidas por falta de médicos.

Confira a matéria que divulgamos sobre o fechamento da maternidade no início do mês. 

 

ILHÉUS VACINA GESTANTES PUÉRPERAS A PARTIR DE 18 ANOS NESTA TERÇA-FEIRA, 15

Calendário vacinação.

A secretaria municipal de saúde da Prefeitura de Ilhéus vai iniciar nesta terça-feira, 15, a vacinação contra a Covid-19 para as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) a partir de 18 anos, com a aplicação da primeira dose da vacina da Pfizer. A oferta do serviço estará sendo realizada nas unidades de Saúde do Sarah Kubitschek, da Urbis e no Centro de Atendimento Especializado (CAE III), antigo Sesp, das 8h às 12h.

Além de documentos como CPF e Cartão do SUS, as gestantes devem apresentar no ato da vacinação cópia de relatório ou laudo do médico do obstetra ou da enfermeira que acompanha no pré-natal, ou algum exame que comprove a gestação, enquanto as puérperas devem apresentar a certidão de nascimento da criança.

A vacinação estará sendo ofertada enquanto durarem os estoques das doses da vacina da Pfizer, até que uma nova remessa possa ser enviada e a Saúde municipal informe as novas datas para a continuidade da oferta.

Serviço: Vacinação contra a Covid-19 (1ª dose da Pfizer)

Público: Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) a partir de 18 anos

Data: A partir de 10 de junho, enquanto durarem os estoques da vacina

Locais: 

CAE III (antigo Sesp): Av. Canavieiras, Teresópolis.
UBS Sarah Kubitschek: Parque Infantil, s/n.
UBS Urbis: Caminho Principal, s/n.

Documentos: CPF, Cartão do SUS, cópia de relatório ou laudo do médico obstetra ou da enfermeira que acompanha o pré-natal, ou algum exame que comprove a gestação no caso de gestantes, e certidão de nascimento da criança, no caso de puérperas.

ARTISTAS DA BAHIA NA JUSTIÇA PELO DIREITO DE SOBREVIVER

Informações do BA001.

Artistas

A verdadeira dimensão da tragédia humanitária ao qual estamos imersos nesse momento, ainda não sabemos de fato, mas, é incontestável os efeitos danosos que tudo isso vem acarretando na saúde física e mental das pessoas. Cada um reage e segue reagindo de maneiras diferentes. Uns com resiliência, outros com mais sofrimento, e todos, sem exceção, com sentimentos e sensações nunca antes experimentados pela imensa maioria dos viventes no globo terrestre.

Ante essa situação, com medidas sanitárias restritivas, distanciamento social, proibição de aglomerações, etc, alguns setores da economia sentiram o baque muito mais do que outros. Alguns segmentos, mesmo em meio a incertezas, flexibilizações e o risco de novas variantes, já esboçam retornos, ainda que lentos, porém já apontando para a retomada da normalidade em pouco tempo. Sem citar aqueles poucos abastados que conseguiram enriquecer ainda mais durante esse período pandêmico.

Porém, algumas categorias há muito já acenderam todas as espécies de alertas vermelhos devido às suas situações econômicas, a exemplo da classe artística, em especial o pessoal do teatro, produtores e demais trabalhadores de eventos. Não são poucos os relatos de atores, roadies, músicos, técnicos de som, de iluminação, etc, que estão sobrevivendo graças a ajuda de amigos e parentes, ou sendo obrigados a exercer outras funções para conseguir comprar alimentos. Não é a toa que uma Lei específica, a Aldir Blanc, foi criada para tentar amenizar um pouco a complicada situação desses profissionais que tanto contribuem para nossos entretenimentos. Aí que começa um pouco do problema!

A LEI – Regulamentada em setembro do ano passado pelo Governo Federal, a Lei Aldir Blanc previu a liberação de R$ 3 bilhões, sendo a metade para estados, e a outra aos municípios, que poderiam ser destinados ao pagamento de três parcelas de uma renda emergencial a trabalhadores do setor, para a manutenção de espaços culturais, ou ser utilizada como recurso a ser aplicado em projetos selecionados por editais e chamadas públicas.

Na Bahia, o quinhão que coube aos estados, R$ 98,6 milhões, ficou sob a tutela da Secretaria de Cultura (Secult), que através das suas subdivisões e autarquias, promoveu formas específicas da distribuição dos recursos. Ao todo foram classificados e habilitados, entre projetos e propostas, 1.810 trabalhos, além da contemplação de 2.823 trabalhadores com a estipulada renda emergencial, e a realização do cadastro de 24 mil pessoas que atuam direta ou indiretamente com as artes.

Coube a uma dessas referidas extensões da Secult, no caso a Fundação Cultural da Bahia (Funceb), a maior parte dos recursos. Com mais de R$ 57 milhões disponíveis, os valores foram destinados para premiar 800 propostas, no Prêmio das Artes Jorge Portugal, que abarcou projetos envolvendo linguagens de Dança, Teatro, Circo, Artes Visuais, Música, Literatura e Audiovisual; e mais de R$ 900 mil, no Prêmio de Exibição Audiovisual.

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TRABALHADORES NASCIDOS EM SETEMBRO PODEM SACAR O AUXÍLIO EMERGENCIAL

Tabela

Os trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em setembro podem sacar, a partir desta segunda-feira (14), a segunda parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 22 de maio. A terceira parcela poderá ser sacada a partir de 4 de agosto e, a quarta, a partir de 3 de setembro.

Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

ILHÉUS APLICOU 6.503 DOSES DA VACINA CONTRA A COVID-19 NA ÚLTIMA SEMANA; 94 FORAM DE SEGUNDA DOSE

Balanço Semanal.

A Prefeitura de Ilhéus divulgou o balanço da vacinação contra a covid-19 referente ao período de 7 de junho a 11 de junho de 2021. A secretaria municipal de Saúde (Sesau) informou que 6.503 doses foram aplicadas ao todo, sendo que da vacina de Oxford, 6.125 doses foram da primeira dose e 59 da segunda dose, 35 foram da segunda dose da Coronavac e 283 da primeira dose da Pfizer. Ao todo, foram 6.409 vacinas de primeira dose e 94 da segunda dose.

Segundo a Sesau, os públicos contemplados com a vacinação foram as pessoas a partir de 49 anos, profissionais de imprensa de Ilhéus a partir de 40 anos, lactantes a partir de 18 anos, gestantes e puérperas a partir de 30 anos, e a população da zona rural.

OPERAÇÃO CONJUNTA ENCERRA AGLOMERAÇÕES NA PASSARELA DO ÁLCOOL

Do Ilhéus24h.

Fiscalização interrompeu mais uma vez aglomerações na Passarela do Álcool.

Uma operação conjunta da Guarda Municipal de Ilhéus e da Polícia Militar encerrou, na noite deste domingo (13), mais uma vez festas com aglomerações na Passarela do Álcool, na Zona Sul de Ilhéus. O local é alvo constante das fiscalizações, mas ainda assim a população e alguns bares seguem desrespeitando as medidas sanitárias.

Durante a operação, os oficiais alertaram a população sobre os riscos da Covid-19. Nenhuma pessoa foi conduzida para a delegacia.

GOVERNADOR E SECRETÁRIO DE SAÚDE DA BAHIA ALERTAM PARA AUMENTO DE CASOS APÓS O SÃO JOÃO

Rui Costa e Secretário Estadual de Saúde.

Apesar da preocupação com o São João, o governador Rui Costa disse que não deve anunciar novas medidas restritivas para tentar conter um possível aumentos dos casos de Covid-19 durante os festejos. Durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, ele apelou para a colaboração da população.

“Não tem mais medidas a serem feitas, além de apelar para o bom senso das pessoas. Por enquanto o toque de recolher fica para todo período junino e [a proibição] o transporte intermunicipal. Fica o apelo aos municípios de fazerem a fiscalização para afetar aglomerações”,  disse o governador.

No mês passado, o governador anunciou que vai suspender as viagens entre os municípios baianos três dias antes e três dias depois do São João. :: LEIA MAIS »

EX-SECRETÁRIO DE TURISMO DE ITACARÉ, JÚLIO OLIVEIRA, MORRE DE COVID-19

Do Bahia.ba.

Ex secretário de turismo Júlio Oliveira.

Morreu na tarde deste domingo (13) em decorrência da Covid-19, Júlio Oliveira, secretário de turismo de Cairu, cidade que fica localizada baixo sul do estado.

Segundo a prefeitura de Cairu, Júlio Oliveira era profissional de primeira linha, estava internado em Itabuna com Covid-19. Ele deixa esposa e três filhos.

Natural de Valença, Júlio Oliveira formou-se em Turismo pela Faculdade Zacarias de Góes (FAZAG). Começou a carreira em 1996, como diretor de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Valença. Até 2008 passou por algumas funções, foi diretor de Turismo e Secretário Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura de Valença.

Ainda segundo informações da prefeitura do da cidade, Júlio Oliveira também foi consultor da Associação dos Municípios do Baixo Sul da Bahia, onde coordenou a Câmara Técnica de Turismo de 2015 a 2010, nesse período também assumiu pela primeira vez a Secretaria de Turismo de Cairu (de 2009 a 2012).

Na esfera estadual exerceu o cargo de diretor de Serviços Turísticos da Secretaria Estadual de Turismo do Governo da Bahia, e atuou também como secretário executivo do Fórum Estadual de Turismo. Em 2014 foi convidado para assumir a função de secretário municipal de Turismo de Itacaré.

Além de secretário de turismo de Cairu, atualmente Júlio Oliveira também ocupava a cadeira de diretor financeiro da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (ANSEDITUR).

 



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