Espetáculo Teodorico Majestade é uma das atrações do evento.

Para celebrar 25 anos de fundação do Teatro Popular de Ilhéus, o grupo promove uma programação especial durante o mês de agosto no palco virtual do Teatro Vila Velha (www.youtube.com/teatrovilavelha). O calendário de atividades conta com a exibição gratuita de dois espetáculos, às 20h, no Youtube do Vila: Teodorico Majestade – a última live de um prefeito, dias 07 e 14/08, e intimIDADES, dias 21 e 28/08.

Complementando a programação, o TPI também realiza rodas de conversa para debater sobre a trajetória do grupo e a resistência da cena teatral na Bahia. Romualdo Lisboa, um dos fundadores do Teatro Popular de Ilhéus, juntamente com Marcio Meirelles, diretor teatral e gestor cultural, se reúnem com Sonia Robatto dia 16/08, e com Carl Von Hauenschild, dia 30/08. As conversas acontecem sempre às 19h, também no Youtube do Vila. 

O espetáculo Teodorico Majestade – a última live de um prefeito abre a programação de comemoração do Teatro Popular de Ilhéus, tendo exibição nos dias 07 e 14 de agosto. Indicada para o Prêmio Braskem de Teatro em 2008 e inspirada na literatura de cordel, na xilogravura e no cancioneiro nordestino, a peça narra o drama do prefeito Teodorico Majestade, da fictícia Ilha Bela. Acuado em seu gabinete e cercado pela população revoltada com suas trapaças, o prefeito tenta negociar com o povo num ato de desespero para se manter no poder. A negociação de nada adiantou, a população acabou pedindo sua cassação imediata. O espetáculo tem texto e direção de Romualdo Lisboa e conta com Ely Izidro no papel do prefeito “Teodorico Majestade”; Takaro Vítor como “Malote”; Tânia Barbosa como “Maria Antônia das Armas; Aldenor Garcia como “Gersinaldo Quina”; e Cabeça Isidoro como o “Cantador”.

Dando continuidade à celebração, nos dias 21 e 28/08 acontece a exibição da performance audiovisual “IntimIDADES”, que apresenta o relato de três atrizes sobre o tempo, o corpo e o sonho. A partir das cenas, o público fará uma viagem na memória das três atrizes/personagens, sua relação com o corpo que se transforma no tempo, as lutas diárias contra o patriarcado e os seus sonhos. “O espelho deve ser o lugar para me contemplar, não para me punir”. A performance busca refletir sobre os conflitos que o tempo nos impõe, abrindo uma janela num diálogo entre passado, presente e futuro. Com Tânia Barbosa, Iara Colina e Mãe Ilza Mukalê, o espetáculo tem dramaturgia coletiva, músicas de Eloah Monteiro, encenação e letras de Romualdo Lisboa e arranjos de Pablo Lisboa. Juntam-se ainda às três atrizes/personagens os depoimentos em vídeo de mais 9 mulheres, trabalhadoras, ativistas e sonhadoras.

Aproximando fronteiras e fortalecendo os laços com o teatro soteropolitano, o Teatro Popular de Ilhéus inclui na programação rodas de conversa com temas relacionados à história e realizações do grupo, bem como o movimento de resistência do campo do teatro e dos equipamentos culturais, que por sua vez são importantes centros de criação e difusão das artes cênicas. No primeiro encontro, dia 16/08, Romualdo Lisboa, Marcio Meirelles e a atriz e escritora Sonia Robatto, se reúnem para uma live com o tema  “Équio Reis – do Teatro Vila Velha ao Teatro Popular de Ilhéus”. Já no dia 30/08, Lisboa, Meirelles e Carl Von Hauenschild, arquiteto do Teatro Vila Velha, participam da conversa com o tema “TPI + 25 anos de (re)existência”.

SERVIÇO

Espetáculo Teodorico Majestade – a última live de um prefeito

07 e 14/08

20h

Youtube do Vila

Gratuito

Roda de Conversa “Équio Reis – do Teatro Vila Velha ao Teatro Popular de Ilhéus”

Com Marcio Meirelles, Sonia Robatto e Romualdo Lisboa

16/08

19h

Youtube do Vila

Gratuito

Espetáculo IntimIDADES

21 e 28/08

20h

Youtube do Vila

Gratuito

Roda de Conversa “TPI + 25 anos de (re)existência”

Com Marcio Meirelles, Carl Von Hauenschild e Romualdo Lisboa

30/08

19h

Youtube do Vila

Gratuito.