Sesau realiza testagem em pacientes renais para evitar transmissão da Covid-19.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou nesta quinta-feira (10) a testagem para detecção do novo coronavírus (Covid-19) em cerca de 130 pacientes do Centro de Assistência Renal (CAR). De acordo com Daniela Navarro, coordenadora do Centro de Atendimento Covid-19 do município, o prefeito Mário Alexandre determinou a descentralização dos testes para garantir a proteção dos grupos mais vulneráveis à contaminação pelo vírus.

“A secretaria de Saúde ampliou a testagem com swab à população, em especial às pessoas mais suscetíveis. Os pacientes renais crônicos compõem o grupo de risco e precisam estar seguros. Serão ofertados cerca de 200 testes na clínica de hemodiálise, estendendo o serviço aos funcionários, cuidadores e colaboradores”, explicou Daniela Navarro.

Para Mônica Valéria Ferreira, presidente da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Ilhéus (ARCROETIL), o Município presta um trabalho imprescindível na luta contra o coronavírus. “Graças a Deus a nossa solicitação foi atendida e junto com a Prefeitura conseguimos trazer os exames para que pacientes e funcionários possam ser testados”, disse.

Os exames do tipo RT-PCR (swab) são realizados a partir de amostras de material viral do nariz e auxiliam na identificação de pessoas assintomáticas, reduzindo o potencial de transmissão comunitária do vírus. “A pandemia não acabou, precisamos redobrar os cuidados e utilizar sempre máscara de proteção, álcool em gel e manter o distanciamento social para evitar a contaminação”, orientou Daniela Navarro.