Baleia Jubarte e a ponte Jorge Amado ao fundo. FOTO:@ecosulturismo

Entre os meses de julho e novembro, as águas calmas e quentes do litoral baiano são cenário das acrobacias e cantos das baleias jubartes. Neste final de semana, moradores de Ilhéus foram presenteados com esse espetáculo.

Todo ano, as ilustres visitantes viajam por cerca 2 meses, da Antártida até o Brasil, para acasalar, reproduzir, e dar um show para quem tem o privilégio de vê-las.

No último sábado (14) um grupo sortudo de observadores puderam ver o espetáculo que é a dança das baleas Jubarte que estão na Costa do Cacau em Ilhéus. A Bahia é considerada o Berçário das baleias jubartes, e concentra maior parte da espécie durante temporada de reprodução.

EM ILHÉUS, o passeio é promovido por uma empresa licenciada de Turismo e quem participou pôde observar as bailarinas gigantes do mar que fizeram borrifos, exibiram suas nadadeiras caudais paradas no ar por vários minutos e também deram saltos.

Todo esse movimento provocou várias reações na plateia, de lagrimas nos olhos até tchauzinho.

As baleias jubartes surpreendem pelo tamanho e beleza. Elas podem chegar a até 16 metros de cumprimento e a pesar 35 toneladas.