Uesc

O governador Rui Costa anunciou que as universidades públicas da Bahia serão liberadas para retomarem as aulas presenciais. No entanto, cada instituição terá liberdade de escolher o momento do retorno.

Segundo Rui, o plano do governo é retomar as atividades educacionais gradativamente e por níveis. A primeira liberação será para as faculdades, que deverão cumprir regras sanitárias para a recepção dos alunos, como a disponibilidade de álcool em gel e acolher somente metade dos alunos por turma.

Rui salientou que a medida é necessária, pois o governo não pode condicionar o retorno à liberação da vacina, para que o ano letivo de 2021 não seja perdido, como ocorreu com 2020.

“O que nós vamos fazer é determinar uma série de prerrogativas para esse retorno as aulas. Nós vamos exigir metade da lotação das aulas, exigir álcool gel nos corredores das escolas. Vamos voltar, em tese, por grupo. O primeiro é no nível superior. Quando digo voltar é liberar para voltar porque cada universidade para definir como vai voltar e seu calendário. O que faremos é retirar a restrição do retorno”, disse o governador.