Do Tabuleiro

Defesa Civil

Durante participação no programa O Tabuleiro-Ilhéus FM 105.9 ,  o superintendente de Defesa Civil do Estado, Paulo Sérgio Luz, deu dicas para a população em caso de novos tremores de terra. Segundo ele , é muito importante manter a calma e se afastar de portas e janelas de vidro e ficar atento para manter distância também de armários e prateleiras. “É importante verificar se o botijão de gás está deligado também”, pontuou.

No último domingo (30), a Bahia foi atingida pelo maior abalo sísmico já registrado no estado, tanto pela magnitude de 4.6 como em extensão rural, com cerca de 400 km² de raio, atingindo do Recôncavo baiano até municípios do sudoeste do estado, como Vitória da Conquista, e do sul da Bahia, como Itabuna. Imediatamente, a Defesa Civil do Estado (Sudec) entrou em contato com as prefeituras e coordenadorias das defesas civis de todos os municípios afetados, solicitando que encaminhassem técnicos e engenheiros locais para vistoriar os imóveis com risco de desabamento.

Além disso, a Sudec também entrou em contato com o laboratório de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, a partir desta semana, uma equipe técnica da Defesa Civil estadual irá acompanhar a instalação de diversos sismógrafos na Bahia, o que amplia o monitoramento de incidentes como estes. A Sudec também irá realizar palestras e cursos, juntamente com geólogos e demais especialistas, e fazer a capacitação em Defesa Civil para as populações dos municípios mais afetados. Clique e ouça na integra o que disse Paulo Sérgio.