Do Pimenta

Prefeito Fernando Gomes.

O prefeito Fernando Gomes disse que o decreto que autorizará a reabertura do comércio de Itabuna a partir desta quarta (1º) será publicado ainda na tarde desta terça-feira (30). Pelo decreto a ser publicado, o comércio funcionará das 9h às 16h. Para atender à demanda, os ônibus voltarão a circular, mas das 8h às 17h30min. O prefeito confirmou a reabertura numa entrevista ao Bahia Meio Dia, da TV Santa Cruz, há pouco.

Na semana passada, Fernando Gomes afirmou que autorizaria a reabertura do comércio mesmo contrariando decisão judicial ou se houvesse ordem de prisão contra ele. O decreto a ser publicado ao final da tarde definirá os protocolos e as medidas que as lojas deverão adotar para reabrir.

PRESSÃO

O prefeito vem sendo pressionado pelo empresariado para que autorize a retomada das atividades econômicas. Desde 21 de março, apenas segmentos do comércio considerados essenciais – a exemplo de supermercados e farmácias – estão funcionando. Os demais tiveram que suspender funcionamento ou operar em sistema delivery ou drive thru.

Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), as restrições ao funcionamento do comércio provocaram fechamento de 40 lojas e cerca de 1,2 mil demissões. Desde o início da pandemia, Itabuna registra 66 mortes e mais de 2.457 mil infectados, dos quais 1.058 já estão curados.