Do Ilhéus 24h

Bebê

Uma bebê em estado grave devido a um problema no coração aguarda por uma transferência há mais de 15 dias em Ilhéus. Segundo informações da TV Santa Cruz, Samila Andrade foi diagnosticada no segundo dia de vida com cardiopatia congênita, uma alteração na estrutura do coração. Mesmo em estado grave, o estado de saúde da recém-nascida é considerado estável. A menina, nascida há 20 dias, segue internada na Maternidade Santa Helena. A bebê espera uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

Em relatório à Central de Regulação do Estado, os médicos pediram transferência aérea ou terrestre avançada com urgência. A mãe da criança, Adriele Andrade, disse que acionou o Ministério Público do Estado (MP-BA) e uma liminar já foi concedida pela Justiça, determinando a transferências, mas o procedimento ainda não foi realizado. Por meio de nota, a Central de Regulação informou que continua em busca de um  leito especializado para fazer a transferência da bebê.

Toda esta situação ocorre em um período de crise na cidade ilheense no que diz respeito a atendimentos pediátricos. Sem uma referência, os pais ficam sem alternativas para lidar com a saúde de suas crianças.