Latas velhas deveriam estar sendo substituídas…

Vence nessa terça, dia 30, o prazo concedido pelo prefeito Mário Alexandre às empresas de transporte coletivo de Ilhéus para que coloquem em circulação 14 novos ônibus equipados com internet sem fio e ar condicionado. Lembre aqui.

O Decreto número 133, assinado em dezembro de 2018, condicionou o aumento da passagem de R$ 3,50 para R$ 3,80 a melhorias no sistema de transporte. Entre elas, a aquisição dos novos ônibus e reforma de abrigos, como o da Praça Coronel Pessoa, no centro, que também não avançou até agora.

A primeira etapa de aquisição dos ônibus deveria ter sido cumprida até hoje, com a chegada de 14 veículos, sendo 7 de cada empresa. 

De acordo com o decreto de Marão, outros 20 ônibus equipados com wifi e ar refrigerado devem começar a rodar até 30 de julho de 2020.

Como o documento assinado pelo prefeito condiciona o aumento da tarifa à chegada dos veículos novos, é grande a expectativa da população quanto a uma possível redução do preço da passagem, diante do descumprimento da exigência.

Por outro lado, preocupa a conivência dos órgãos de fiscalização do município quanto aos problemas das empresas. O número de veículos que quebram em meio a viagens e deixam passageiros a pé ou em risco, é grande.

Em contrapartida, os esforços da prefeitura para fiscalizar e punir as concessionárias têm sido pífios.