Uesc

O Centro de Estudos Marxistas tem como intuito o estudo das obras marxianas e marxistas, além de temas importantes para aqueles que sonham em transformar a sociedade e construir um mundo novo, acreditamos que a formação e educação política são os pilares fundamentais desta transformação. Diante da necessidade de aproximar ainda mais nossos estudos ao pensamento crítico latinoamericano, estaremos dedicando esse primeiro trimestre à Teoria Marxista da Dependência, elaborada inicialmente por importantes pesquisadores e camaradas brasileiros, Ruy Mauro Marini, Vânia Bambirra e Theotônio dos Santos, e com a contribuição fundamental de vários pensadores de Nuestra America.

Nosso programa trimestral terá 4 encontros, distribuídos durante Abril e Maio. Nesse momento de ofensiva imperialista, austeridade mortal e forte inclinação a uma submissão ainda maior do Brasil e outras nações ao padrão de reprodução do capitalismo central, é de imediata necessidade discutir as formas de resistência latino-americanas para enfrentar um grau de exploração e aprofundamento da dependência cujo sentido é o apontamento crítico da ruptura estrutural e revolucionária.

Por isso, convidamos à todos, alunos, trabalhadores e docentes, que venham acompanhar nosso grupo, e compareçam à nosso primeiro encontro, dia 2 de ABRIL, TERÇA-FEIRA, às 14:00, na sala 1106, 1º Andar do Pedro Calmon, com o tema  “A Teoria Marxista da Dependência: uma introdução”. O texto-base para este encontro está numa pasta na xérox de Seu ZÉ, tal como as leituras complementares.