Do Tabuleiro

Mutirão

Um mutirão de limpeza de lixo será realizado no próximo sábado, dia 8, em praias de Ilhéus. O evento é organizado pelo Grupo de Amigos da Praia (GAP) e aberto para participação de todos os interessados, que devem levar sacos de lixo e luvas. O mutirão acontecerá a partir das 6h30, na Praia da Concha, e também às 15h30, na Praia da Avenida Soares Lopes.

Acredita-se que, boa parte do lixo que será coletado tenha chegado junto ao grande número de baronesas oriundas de Itabuna. O fato pode ter contribuído para o surgimento de centenas de peixes mortos em praias da cidade, nesta quarta-feira (5).

Através das redes sociais, internautas demonstraram revolta com a situação, e culparam o prefeito da cidade vizinha pelo acontecimento, já que, nesta semana, homens da Prefeitura Municipal de lá foram autorizados a realizarem um serviço que facilitou a chegada das plantas em Ilhéus, ao invés de removê-las ainda em seu território.

Durante o processo de decomposição, as baronesas podem ter liberado poluentes nas águas de Ilhéus. ocasionando a morte dos animais, no entanto, essa hipótese ainda não foi confirmada por órgãos do meio ambiente.