Do Tabuleiro

Mudanças.

Após a publicação feita pelo O Tabuleiro sobre a nova sinalização no bairro Malhado, em Ilhéus, a Prefeitura Municipal de Ilhéus se pronunciou sobre o assunto, explicando quais mudanças serão realizadas naquela localidades.

Segundo a informação, a Avenida ACM passa a ser mão única, sentido centro da cidade e a Avenida Litorânea, mão única para quem vem do centro em direção às demais localidades da zona norte, que passarão por mudanças significativas numa tentativa de desafogar o trânsito da região, com a chegada da nova ponte que ligará o centro da cidade ao bairro Pontal.

Ainda de acordo a informação passada, o projeto contempla a implantação de corredores de ônibus, e baseia-se na política nacional de mobilidade urbana, que deve ser elaborada por todos os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes, para nortear várias ações adotadas pelo município.

Ciclovias, corredores e estacionamentos

A Prefeitura ainda informou que as artérias contarão com corredores de ônibus, 2,5 quilômetros de ciclovias que sairão do centro sentido Zona Norte pelo lado direito. Já da Zona Norte para o centro, a pista segue no sentido esquerdo da via.

Nos próximos dias, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) deverão construir as áreas de estacionamento públicas. Serão construídas, ainda, faixas elevadas em três pontos. No perímetro próximo a Escola Pequeno Davi, outra em frente a uma Clínica Renal e a última em frente à Escola Adventista. O titular da Seintra, Átila Docio disse que esta semana a empresa contratada estará realizando a sinalização horizontal com pintura de faixas de pedestres no centro urbano.

“Já instalamos o sistema de iluminação com lâmpadas led, que deixará as avenidas 80% mais iluminadas e econômicas. Estamos na expectativa de terminar os trabalhos nos próximos 20 dias, podendo ter interrupções por conta das chuvas”, estima.

Segundo a Prefeitura, toda a extensão da Litorânea Norte, Praça do Tamarineiro, Avenida ACM (do Parque Infantil até a Petrobras) fazem parte da primeira etapa que recebe os serviços de pintura de sinalização. A segunda etapa acontecerá logo em seguida, por todo o prolongamento da Avenida Oswaldo Cruz até a praça Cairu. Foram realizadas marcação e pintura do novo asfalto que integra o programa “Asfalto Legal”, além da implantação de novos pontos de ônibus da localidade.

O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Alisson Mendonça, ressaltou que estas áreas foram rigorosamente estudadas, pois integram o ‘coração da cidade’, onde há intensa circulação de pessoas e veículos. “Foram feitos estudos para a construção do desenho urbanístico desenvolvido pelo núcleo de projetos Seplandes, com acompanhamento da Superintendência de Trânsito, Transportes e Mobilidade (Sutram)”.