Nibs.

Três dias de programação gratuita, 1600 inscritos, mais de 5 mil visitantes e 40 palestrantes. Este é o saldo da segunda edição da NIBS – Nave de Inovação Bahia Sustentável, que aconteceu no Centro de Convenções de Ilhéus, de 10 a 12 de maio.

O evento encerrou com a apresentação do projeto vencedor do Hackathon da Cidadania, espaço que reuniu programadores, TIs, desenvolvedores e designers para criação de aplicativos, softwares, soluções tecnológicas e projetos que facilitem a participação cidadã ou que estimulem a inovação local. A equipe vencedora TecnoWay apresentou o TurismoGo, aplicativo de entretenimento turístico em que o usuário recebe sugestões de visitas a centro históricos, pontos turísticos lojas e serviços.

Em cada lugar visitado pelo usuário – que pode ser turista ou da própria cidade – ganha-se bonificações que podem ser trocadas por desconto em lojas e serviços. Além de promover a participação ativa em que o usuário envia alertas como feedback, dando um panorama do seu grau de satisfação. O projeto, contemplado com R$ 750 e convites para a próxima edição da Campus Party, já possui um protótipo e a ideia é que ele seja lançado o quanto antes.

No sábado (12), último dia do evento, ainda aconteceu a Feira Nave, com exposição dos segmentos do turismo, inovação, tecnologia e economia criativa e o Tecnotalk, com palestras de Jauberth Abijaude e Diego Dotta, além do painel sobre Bitcoin, com Murilo Valadares e Luciano Neves. O Tecnotalk, que começou na sexta (11), contou com tradução em libras, e reuniu palestrantes diversos abordando novidades da área de tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Durante o evento, o público pôde participar de palestras, debates, oficinas e exposição para abordar soluções em tecnologia para empreendedores e para o turismo da Costa do Cacau. Entre os destaques, uma edição especial do Fórum de Turismo Costa do Cacau que contou com painéis com palestrantes conceituados que abordam diversos temas relativos ao fomento do setor no Litoral Sul da Bahia. O fórum, que encerrou com rodada de negócios promovida pelo Hotel Urbano, reuniu grandes empresas, entre elas, Infraero, ANAC, Booking.com, MSC Cruzeiros e SEBRAE.

Como o mote de todo o evento é a tecnologia, a NIBS teve ainda outras atrações como o Chocotec, que discutiu inovação e tecnologia para o cultivo do cacau e produção de chocolate, e a Startup, com palestras e orientações para quem está começando no mundo tecnológico.

Os adolescentes e jovens também foram contemplados na programação com o Play Games, espaço de jogos de realidade virtual e aumentada e o Planetário Itinerante, com reprodução artificial do céu e dos planetas. Na sexta (11), este mesmo público teve a oportunidade de participar do Encontro de Cosplays.

A palestra que abriu a NIBS foi apresentada pelo economista Cezar Almeida, presidente da ABRH Bahia – Associação Brasileira de Recursos Humanos e Coach no Ford CEM – Consumer Experience Movement. A apresentação com o tema ‘O Líder do Futuro’ contou com a presença de 300 pessoas lotando o auditório do Centro de Convenções de Ilhéus.

A NIBS é realizada pelo Governo da Bahia, SEBRAE, Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL) e a organização é da MVU Promoções & Eventos. O evento tem apoio da Prefeitura de Ilhéus, Instituto Nossa Ilhéus, CDL Ilhéus, Costa do Cacau Convention Bureau, UESC, Centro de Inovação do Cacau (CIC) e Senai.