WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
embasa secom ponte ilheus secom bahia solidaria policlinica itabuna secom bahia


maio 2018
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

academia vip

INSTITUÍDA SEMANA DO LIXO ZERO EM ILHÉUS

Da Secom/Ilhéus

Marão

O prefeito Mário Alexandre sancionou lei que institui e inclui no calendário oficial de eventos de Ilhéus a Semana Municipal do Lixo Zero. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a redução dos resíduos sólidos, incentivar a promoção de mutirão de limpeza em diversos logradouros públicos e o cooperativismo, além de participar de cursos de reciclagem e aperfeiçoamento realizados pela secretaria municipal de Turismo (Setur), em parceria com entidades ligadas ao setor.

Ainda no bojo da lei número 3.940, de 10 de abril deste ano, consta que a Prefeitura de Ilhéus irá desenvolver ações necessárias e projetos voltados para conscientizar e reciclar lixo, em conjunto com as secretarias municipais de Serviços Urbanos e Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Câmara de Vereadores e organizações não governamentais.

Para a realização da Semana Municipal do Lixo Zero deve ser criada com antecedência de 150 dias uma comissão formada por representantes das secretarias de Serviços Urbanos, da Cultura, da Saúde e de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Comissão de Meio Ambiente do legislativo e organizações não governamentais que desenvolvam projetos e ações voltadas à reciclagem de resíduos sólidos.

A ação, a ser comemorada anualmente na última semana de outubro, visa também promover debates com a participação de diversos segmentos da sociedade, a exemplo de representantes do poder público, gestores de empresas e de instituições de ensino. O autor da proposta é o vereador Antonio Raimundo dos Santos Matos (Pastor Matos).

1 resposta para “INSTITUÍDA SEMANA DO LIXO ZERO EM ILHÉUS”

  • Nilson Pessoa says:

    Difícil de entender. No dia 25 de abril último, li aqui mesmo no Ilhéus em Resumo uma nota da Secom onde o secretário de Serviços Urbanos admite – tentando justificar o injustificável – que em feriados prolongados não há como recolher regularmente o lixo da cidade inteira. Falou a verdade, pois meu lixo ficou cinco dias sem coleta.
    A questão do lixo em Ilhéus é urgentíssima, mas ninguém resolve. Entra prefeito, sai prefeito e tudo na mesma: os gestores fingem que é possível a população se conscientizar da noite pro dia sobre o descarte correto de lixo e entulho, e o problema vai sendo sempre empurrado com a barriga. Conscientizar uma população desprovida de entendimento básico do que é cidadania leva décadas e gerações e depende diretamente de um fator: Educação. Enquanto o município, o estado e a federação ignorarem que a solução está numa Educação de qualidade, vai ficar tudo ruim como está, não só o lixo, mas todas as outras mazelas que nos acompanham, sobretudo a violência e a criminalidade.
    Infelizmente, o que vemos em Ilhéus é o absurdo, o avesso, a contramão: um colégio servindo de depósito de lixo e entulho (CAIC – Zona Sul), sem que nenhuma providência seja adotada. Se não acredita, é só ir lá conferir.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia