ESTRUTURA PRECÁRIA CAUSA LAMAÇAL EM RUA DO VILELA, EXPLICA EMBASA
Nota de Esclarecimento da Embasa
Em atenção ao post intitulado “Moradores da Rua Belo Horizonte, no Vilela, pedem socorro” (leia aqui), veiculado ontem (11), a Embasa informa que o serviço de esgotamento sanitário no local está funcionando regularmente. Em épocas chuvosas, por conta da falta de estrutura adequada de drenagem de água pluviais no logradouro, parte dessa água é direcionada para a rede coletora de esgoto. O volume recebido é superior ao dimensionado para as tubulações, que só deveriam receber as águas servidas dos imóveis. Assim, acontecem as situações de extravasamento.
Vale lembrar que além de águas de chuva, a rede de esgoto recebe resíduos sólidos e areia, entre outros materiais, o que acaba comprometendo o funcionamento da rede mesmo após a melhora do tempo.
A Embasa solicita que os usuários não abram as tampas dos poços de visita para escoar águas de chuva, o que contraria dispositivos legais em vigor (Decreto Estadual 7.765/2000; Resolução nº 22, de 17 de Julho de 2017 – AGERSA) e lembra que a implantação e a manutenção das redes de drenagem de águas pluviais competem à prefeitura.