Nota de Esclarecimento da Embasa

A situação da rua.

Em atenção ao post intitulado “Moradores da Rua Belo Horizonte, no Vilela, pedem socorro” (leia aqui), veiculado ontem (11), a Embasa informa que o serviço de esgotamento sanitário no local está funcionando regularmente. Em épocas chuvosas, por conta da falta de estrutura adequada de drenagem de água pluviais no logradouro, parte dessa água é direcionada para a rede coletora de esgoto. O volume recebido é superior ao dimensionado para as tubulações, que só deveriam receber as águas servidas dos imóveis. Assim, acontecem as situações de extravasamento.

Vale lembrar que além de águas de chuva, a rede de esgoto recebe resíduos sólidos e areia, entre outros materiais, o que acaba comprometendo o funcionamento da rede mesmo após a melhora do tempo.

A Embasa solicita que os usuários não abram as tampas dos poços de visita para escoar águas de chuva, o que contraria dispositivos legais em vigor (Decreto Estadual 7.765/2000; Resolução nº 22, de 17 de Julho de 2017 – AGERSA) e lembra que a implantação e a manutenção das redes de drenagem de águas pluviais competem à prefeitura.