WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
policlinica itabuna secom bahia teatro itabuna


fevereiro 2018
D S T Q Q S S
« jan   mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

academia vip

BOA RELAÇÃO PRESERVA DIÁLOGO COM O ESTADO E FAVORECE AS CONQUISTAS NA SAÚDE

Por Alcides Kruschewsky, secretário de Comunicação da Prefeitura de Ilhéus

Tudo isso tornou-se possível graças ao distensionamento das relações políticas e pessoais entre os gestores das diferentes esferas governamentais. Com diálogo, mesmo com divergências de pontos de vista, os resultados aparecem e a população será beneficiada.

Diferente do azedume que interrompeu os entendimentos na área de saúde entre o governo da Bahia e o governo de Ilhéus, especialmente após a nomeação do médico Claudio Moura Costa para a direção do Hospital Regional LVF, de quem o ex prefeito é desafeto, a relação respeitosa entre os representantes estaduais e municipais favorece o diálogo e a população já consegue sentir os resultados positivos. O governo do estado vai investir mais 15 milhões de reais para reestruturar a saúde em Ilhéus.

Paralelamente a esse anúncio, fruto da parceria entre estado e município, a Prefeitura de Ilhéus contratou mais 20 médicos e convocou 14 profissionais concursados para melhorar o atendimento à população. Vai, também, reformar com recursos próprios- 1,1 milhão de reais- 10 postos de saúde na cidade. A expectativa é atingir a meta de 60% da atenção básica ainda em 2018.

Ilhéus ganhará uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento, no bairro do Malhado, totalmente construída pelo Estado e custeada 50% pelo mesmo, e um Hospital Materno/Infantil com UTI’s Neo Natal e infantil, após a reforma total do Hospital Regional, onde serão investidos 9 milhões de reais.

Enquanto a UPA não fica pronta, a Policlínica Halil Medauar, na Conquista, atenderá como pronto atendimento médico, a emergências, 24 horas. Com isso, Ilhéus passará a contar com 4 PA’s 24 horas: Zona Sul, Hospital São José, COCI e a Policlínica. O Estado da Bahia ainda cederá 200 servidores para reforçar a atenção básica do município.

Tudo isso tornou-se possível graças ao distensionamento das relações políticas e pessoais entre os gestores das diferentes esferas governamentais. Com diálogo, mesmo com divergências de pontos de vista, os resultados aparecem e a população será beneficiada. Isto quer dizer que na atual gestão municipal o interesse público foi colocado acima das questões de preferências pessoais, políticas, gostos e simpatias ou antipatias. Acontece que, quando questiúnculas são colocadas acima das dores da população, o bem comum sai da mesa de entendimentos e o diálogo fica truncado, e as “tabelinhas” por vias não recomendáveis, também se revelam incapazes de produzir efeitos positivos.

Hoje, o secretário de saúde do estado, Fábio Vilas Boas, se sente à vontade para debater sobre a problemática de Ilhéus com o também médico Mário Alexandre. Mas se isso está acontecendo, todos reconhecem que o perfil de Marão, contribui muito para essa fluência. O próprio governador já demonstra que a relação entre os governantes se estreitou e ultrapassou o limite apenas institucional.

As discordâncias existem. Mas a lealdade e postura do prefeito de Ilhéus, que tem sido duramente atacado nesse momento de transição na saúde, mas que em nenhum momento expôs o governador e o secretário Vilas Boas ou mesmo o governo do estado, bancando o ônus do desgaste com as mudanças, arrancam elogios da esfera estadual, pela serenidade e foco nas soluções dos problemas, jamais alimentando choques frontais e embates, caminho que outras lideranças preferiram.

Assim, o perfil de Marão, expansivo, bem humorado, trabalhador e avesso a polêmicas desnecessárias, ao contrário dos que o criticam acidamente, vai dando sua inestimável contribuição para as conquistas como há muito não se via na área de saúde em nossa cidade. O bonachão, festivo, riso fácil, vai comprovando a eficácia de sempre colocar o aspecto positivo na condução da gestão. Então, é aí que os efusivos abraços que distribui ao encontrar as pessoas, se revela consistente e fundamental para inaugurar outra forma de se relacionar com os poderes, sem a mesma pretensão e a presunção que sempre nortearam as mesmas relações, anteriormente, colocando as vaidades dos figurões acima do sofrimento e anseios da sociedade.
O

tema “tempo de alegria e trabalho” traz em si o espírito que norteia a atual gestão municipal e sintetiza com propriedade o conteúdo para o entendimento, exatamente como já tinha ocorrido com os servidores municipais, cujo diálogo com o município também se encontrava deteriorado, inexistente. Assim demontra-se que o azedume e os choques frontais com diversos setores, aí podendo ser incluído o comércio,
longe de serem esporádicos, era uma prática de governo.

Na mesa onde o atual governo municipal senta com a comunidade e lideranças não tem havido espaço para vaidades. Estas ficaram isoladas no início de 2017, quando iniciou o governo Mário Alexandre.

2 respostas para “BOA RELAÇÃO PRESERVA DIÁLOGO COM O ESTADO E FAVORECE AS CONQUISTAS NA SAÚDE”

  • Tarcísio rios says:

    Só um cego para tentar empurrar goela abaixo um governo perdido. Marão tá mais pedido que cego em tiroteio. Pobre Ilhéus, que só está boa na visão de um secretário que passou nos governos de Newton, valderico, Jabes e agora no de Marão. Me faça uma

  • damiana says:

    PELA TOTAL INCOMPETÊNCIA DE MARÃO, NAZAL E ANGELA O ESTADO ESTÁ FAZENDO UMA INTERVENÇÃO BRANCA NA SAÚDE.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia