Com objetivo de discutir soluções para uma melhor mobilidade urbana em Ilhéus entendida de forma mais ampla, para além do trânsito e do transporte público, abarcando questões como acessibilidade, segurança, qualidade da malha viária e das calçadas, regulamentação de transportes privados de passageiros será realizada uma série de três “Improviso, Oxente!”, quadro criado pelo Teatro Popular de Ilhéus (TPI), que combina painéis com especialistas, debates com o público e intervenções artísticas. Os encontros são gratuitos, fazem parte da programação da Semana de Mobilidade, e acontecem na Tenda TPI (Avenida Soares Lopes), próximos dias 19, 20 e 21, sempre às 19h.

Nesta terça-feira (19), o tema será “Cidade para pessoas, acessibilidade e menos carro”. Antes do debate com o público, explanam sobre o assunto a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo; e o supervisor do Núcleo de Projeto da Prefeitura de Ilhéus, Alexandre Amorim.

Já na quarta-feira (20), acontecerá a apresentação do projeto de requalificação do quarteirão Jorge Amado e do orçamento para mobilidade urbana no Plano Plurianual exercício 2018-2021 pelo vice-prefeito, José Nazal; e pelo secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito de Ilhéus, Hermano Fahnning.

Clique no leia mais e confira programação completa.

Já no dia 21, expõem sobre o tema “Cidade e bicicleta” o professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ronaldo Lima Gomes; o arquiteto e urbanista, Artur Valente; e o mestre em Análise Ambiental e Dinâmica Territorial, Evaldo Borges.

O “Improviso, Oxente!” sobre Mobilidade é promovido pelo Instituto Nossa Ilhéus e faz parte da programação local do projeto da União Europeia “MobCidades”, lançado oficialmente nesta semana. Com o intuito de fortalecer organizações da sociedade civil para monitoramento e incidência na política de mobilidade urbana, o projeto acontece em 10 cidades brasileiras e tem a coordenação nacional do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC). Em Ilhéus, o MobCidades tem como co-executores a Associação Beneficente dos Deficientes Físicos de Ilhéus (ABEDEFI), o Rotary Club Jorge Amado, a Associação Moradores Hernani Sá e a Associação Ciclistas de Ilhéus. Para mais informações, acesse: www.nossailheus.org.br

Sobre os painelistas

Claudiana Figueiredo- Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pelo Ipê/Escas. Especialista em Cidades e Empreendimentos Criativos pela Universidade de Córdoba/Argentina. Advogada. Graduada em Pedagogia pela FASB – Faculdade do Sul da Bahia. Gerente Regional do Sebrae Ilhéus. Experiência profissional em áreas de Turismo (Gestão de Projetos), Educação, Empreendedorismo. Autora dos Livros “Um Sonho de Família” e “Cidades e Criatividade – Inspiração para um percurso”.

Alexandre Amorim – Natural de Ribeirão Preto (SP),  formado em Arquitetura e Urbanismo e mestre em Projeto Urbano e Territorial pela Universidade Politécnica da Catalunha. Em sua trajetória profissional, desenvolveu trabalhos para o terceiro setor, tais como projetos de urbanização para áreas de favela, em projetos de melhoramento urbano e estudos territoriais para província da Catalunha, além da sua atuação em projetos residenciais e corporativos para o Estúdio Ribas Arquitetos, em Barcelona. Em 2013 chega a Ilhéus com seu estúdio de projetos e atualmente é o supervisor do núcleo de projeto da Prefeitura Municipal de Ilhéus.

José Nazal – Vice-Prefeito de Ilhéus. Ingressou na vida pública em 1977 como Oficial de Gabinete da Prefeitura Municipal de Ilhéus; exerceu diversos cargos na administração pública no Executivo e Legislativo; foi Secretário de Planejamento do Município de Uruçuca; Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus; autor de dois livros publicados sobre a história de Ilhéus.

Hermano Fahning – Secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito de Ilhéus.Engenheiro Civil, Inspetor do CREA, Servidor Público concursado do Município de Ilhéus. Pós-graduado em Gestão Pública, Liderança, Gestão de Negócios, Engenharia de Segurança do Trabalho, Marketing Esportivo.

Ronaldo Lima Gomes – Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Geotecnia pela Universidade Federal de Viçosa-MG. Atualmente, é Professor Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência nas áreas de Geologia de Engenharia, Meio Ambiente e Geotecnia. Atualmente desenvolve projetos nas áreas de Meio Ambiente, Avaliação de Impactos Ambientais, Risco Geológico a Escorregamentos e Mapeamento Geoambiental.

Artur Valente – Artur Zugaib Valente é arquiteto e urbanista formado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Sistema Viário pelo Instituto de Engenharia de São Paulo e Pós-Graduado em Mobilidade e Planejamento Urbano na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Atualmente, gerencia a Área de Controle e Uso do Solo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura Municipal de Ilhéus. Ex-Sócio da arquiteta e urbanista Sandra L. Valente no escritório Valente, Valente: Arquitetos. O arquiteto elevou sua experiência na área de Mobilidade ao elaborar e executar projetos macros e intervenções pontuais para órgãos municipais e entidades de Transportes como: Prefeitura São Paulo e Região Metropolitana, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Empresa Metropolitana de Transporte Urbano de São Paulo (EMTU) e Companhia Metropolitana de São Paulo (METRÔ).

Evaldo Borges – Professor, Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Mestre em Análise Ambiental e Dinâmica Territorial pela Universidade de Campinas.