foto Clodoaldo

Depois de passar pela Itália, uma nova etapa da elaboração de uma metodologia que visa impulsionar carreiras de jovens empreendedores sociais será realizada em Ilhéus entre os dias 10 e 17 de setembro. Para isso, desembarcam na cidade 22 facilitadores e jovens aprendizes entre 18 e 32 anos, que compõem o projeto SEEDS 2 – Social Economy Entrepreneurship Development Skills (Desenvolvimento de Competências para a Economia e o Empreendedorismo Social). A organização anfitriã e participante do projeto no Brasil é a Cooperbom Turismo, sediada em Ilhéus.

Já na cidade, os visitantes se juntam a mais 10 voluntários locais para realizarem o treinamento, que acontecerá no Eco Village Indaiá. Todos os participantes são oriundos dos oito países que formam o consórcio do Projeto SEEDS 2 – os europeus Itália, Espanha, Finlândia, Turquia; e os latino-americanos, Argentina, Brasil, México e Peru.

O objetivo do encontro local é aprimorar a metodologia e preparar os jovens participantes para o Youth Exchange (intercâmbios internacionais) que se realizará na Europa (Itália) e América Latina (Peru) em dezembro próximo, que visa desenvolver treinamentos locais e internacionais de Empreendedorismo Social, com base na educação não formal. O projeto apresentará aos jovens participantes a possibilidade de atuarem em negócios sociais, ampliando a consciência sobre o que é empreender de forma coletiva e impactar positivamente a comunidade.

A Coordenadora de Projetos e do Voluntariado da Cooperbom Turismo, Maria Morais, explica que a instituição já trabalha desde 2009 treinando e possibilitando jovens a trabalharem desenvolvendo suas habilidades na área social. “Através do projeto, queremos alcançar, especialmente, os que não encontraram oportunidade de desenvolver suas competências empresariais nos modelos da educação formal. Com a metodologia desenvolvida no projeto SEEDS 2, utilizaremos métodos e ferramentas da educação não formal para alcançar pessoas e organizações sociais, com o objetivo de potencializar seus trabalhos, inspirando e motivando para que tragam respostas, serviços e atitudes inovadoras para a sociedade”, conta.

Durante o processo seletivo dos participantes, a Cooperbom Turismo busca apresentar a cultura do voluntariado como uma oportunidade de garantir experiências, o que será somado aos treinamentos regulares locais e internacionais, possibilitando que os jovens empreendedores estejam aptos a capitanear seus próprios negócios sociais ao fim de um ano no projeto.

O projeto SEEDS 2 é financiado pelo Programa Erasmu+ da União Europeia e é um follow up do Projeto SEEDS 1, coordenado pela Grécia, que aconteceu também em Ilhéus, com oficinas sobre o tema empreendedorismo social em 2015 e 2016. O projeto SEEDS 2 é  coordenado pela organização italiana, tendo como parceiras as organizações dos países dos quais, no Brasil, a Cooperbom Turismo Ilhéus é a representante.