O Grupo de Apoio e Aprimoramento Braille de Ilhéus (GAABRAILHE) está desenvolvendo o Projeto “Tarde de Leitura”, na Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, que tem como objetivo auxiliar na aprendizagem do sistema Braille, e de outras atividades, para deficientes visuais de modo geral.  O trabalho voluntário acontece às terças-feiras, das 14h30min às 17 horas, de forma gratuita.

O projeto conta com o apoio da secretaria de Cultura (Secult), através da diretoria de Espaços Culturais.  “Além das atividades relacionadas com o Braille, oferecemos também serviço de leitura do acervo em tinta da Biblioteca, com a ajuda de “ledores” videntes voluntários”, explica a diretora Jenniffer Horrana.

De acordo com o responsável pelo projeto, Silvio Francisco Alves de Souza, o GAABRAILHE é um grupo independente de professores voluntários, com o objetivo de ajudar cegos e deficientes visuais (DVs), em geral, de qualquer idade, no aprendizado da leitura e escrita pelo sistema Braille, bem como outros recursos da Tiflologia (estudo ou tratado acerca da instrução dos cegos). Continuar lendo