WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
policlinica itabuna secom bahia teatro itabuna


junho 2017
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

academia vip

MPF DENUNCIA ÂNGELA SOUSA POR PARTICIPAÇÃO EM ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

Do Bahia Notícias 

Ângela

O Ministério Público na Bahia (MPF) denunciou os deputados estaduais Carlos Ubaldino e Angela Sousa, ambos do PSD, por organização criminosa. 

A denúncia é um desdobramento da Operação Águia de Haia, deflagrada pela Polícia Federal, que investiga desvio de verbas públicas do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) em aproximadamente 20 municípios baianos. 

Além dos parlamentares, foram denunciados também o ex-prefeito da cidade de Ruy Barbosa, José Bonifácio Marques Dourado, o empresário Kells Belarmino, apontado como chefe do esquema, e outras nove pessoas. O MPF ainda pediu que eles devolvam R$ 10 milhões como reparação pelos danos sofridos pela população dos municípios atingidos pela ação da quadrilha, que deixou de receber melhorias na educação. 

Segundo o órgão, o pedido destaca o ambiente sistêmico de desvio, apropriação e propina em 18 prefeituras, decorrente da atuação da organização criminosa. Ainda de acordo com o parquet, a quadrilha atuou por aproximadamente seis anos e realizou contratações desnecessárias e superfaturadas no valor de mais de R$ 43 milhões. 

O esquema contava com a participação do prefeito de cada município que aderiu a ele, dos secretários municipais de Educação e dos servidores municipais que atuavam na área de licitação para fraudar e direcionar o certame às empresas de Kells Belarmino, em troca de benefício econômico indevido. 

Conforme o MPF, a atuação dos criminosos estava divida em dois núcleos. O empresarial era liderado por Kells Berlarmino e integrado pelo próprio Kells, por sua companheira Fernanda Cristina Marcondes, Marconi Edson Baya, Rodrigo Seabra Bartelega de Souza, Maycon Gonçalves Oliveira dos Santos e Tiago Cristiano Baya de Souza.

 O órgão ministerial aponta que eles se encarregaram de fornecer os elementos necessários à fraude dos certames licitatórios e produzir relatórios que aparentassem a execução contratual, o que não ocorreu, além de operar o esquema de desvio de recursos públicos e pagamento de “propinas”. Já o núcleo político, diz o MPF, aliciava prefeitos e servidores públicos municipais para participarem do esquema, o que permitiu o direcionamento de licitações em, pelo menos, 18 municípios. Esse núcleo era comandado por Ubaldino e era composto pelo ex-prefeito de Ruy Barbosa; o filho dele Kleber Manfrini de Araújo, pela deputada Ângela Souza; pelo ex-prefeito de São Domingos, Izaque Rios da Costa Júnior; além de André Souza Leal, Denivaldo Muniz Lopes Junior e por Benício Ribeiro. Cabe ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) definir se aceita, ou não, a denúncia. Caso ela seja acatada, os denunciados tornam-se réus. Esta é a segunda denúncia contra Ubaldino no âmbito da operação (leia aqui).

4 respostas para “MPF DENUNCIA ÂNGELA SOUSA POR PARTICIPAÇÃO EM ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA”

  • pedro says:

    Agora eu quero ver dizer que não tem nada haver… em canavieiras ela disse que nao entrava em nada, agora nao entrará novamente.
    MPF olhem as licitações do governo do filho dela e a pregoeira altamente tendenciosa. É um crime a forma que eles fazem os certames em Ilheus.

  • joao says:

    A IGREJA DEVERIA EXPULSAR ELA. CRENTE FALSA. LADRONA DE DINHEIRO DAS CRIANÇAS.

  • paulo says:

    e tempo de alegria pricipalmente para quem esta no poder

  • Francisco Pires says:

    Esta denúncia, será só respeitante a este mandato? Se ela, neste mandato, fez e está fazendo parte de uma organização criminosa, será que no outro mandato, também não aconteceu o mesmo (“… a quadrilha atuou por aproximadamente 6 anos e realizou contratações desnecessárias e superfaturadas, no valor de mais de $43 milhões de reais.)? Resposta: E ela até conseguiu enganar o Povo (e mantê-lo desinformado) durante estes anos todos…. A mim, nunca ela conseguiu enganar-me, pois jamais votaria nela, embora reconheça que, ela consegue mais votos do que merece (se não fossem os “Irmãos (dela) de Fé”, jamais seria eleita e/ou até mesmo re-eleita.
    A “Igreja” também não a irá expulsar de suas hostes e em resposta ao que o João diz (A Igreja deveria expulsar ela. Crente falsa. Ladrona (ladra) de dinheiro das crianças), porque, a maioria das Igrejas Protestantes da Bahia, são coniventes “com as suas atitudes governativas…” e têm “usufruído” de muitas benesses, dadas pela Deputada Estadual em questão (penso que é a melhor altura para se proceder a “apertadas” investigações e a toda a sua atuação como Deputada na Bahia, muito especialmente, as ocorridas por alturas das Campanhas Eleitorais).

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia