Do Tabuleiro

Flagra do Tabuleiro

Uma quantidade considerável de veículos que realizam o ‘transporte alternativo’ em Ilhéus (as famosas “lotações”) passou a circular pela cidade de maneira que sugere que o serviço é regulamentado, embora isso não aconteça, sendo ainda esse serviço classificado por autoridades como ‘transporte clandestino’, por ser ilegal.


Na imagem acima, registrada pelo O Tabuleiro na manhã dessa quarta-feira (1), nas proximidades da Rodoviária, um veículo com placa de São Paulo (SP) aparece com uma plotagem padrão da Astracom (Associação de Transporte Alternativo de Ilhéus), com cores que remetem a bandeira de Ilhéus. Para dar maior “ar de regulamentado”, o veículo ainda possui na parte traseira um adesivo com a pergunta “Como estou dirigindo?”, seguido de dois números de celulares para contato. Os veículos ainda são identificados por números.


Em 2016, a Prefeitura Municipal de Ilhéus, em conjunto com a Polícia Militar e o Ministério Público da Bahia, desenvolveram uma campanha para coibir a utilização e prática do serviço ilegal. Várias blitzes policiais chegaram a ser realizadas no intuito de identificar irregularidades nesses veículos ou na documentação dos condutores.