WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



maio 2018
D S T Q Q S S
« abr    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

academia vip

PREFEITURA AFIRMA PRESTAR ASSISTÊNCIA À FAMÍLIA EM SITUAÇÃO DE RUA

Ana Paula

A Prefeitura de Ilhéus se pronunciou sobre a situação da moradora de rua Ana Paula, que peregrina por Ilhéus acompanhada de duas filhas, uma dela de dois anos. Contamos a história aqui, na última quinta-feira, lembre aqui.

Em decorrência da publicação que circula nas redes sociais a respeito de uma mulher que estava supostamente em situação de rua e sua filha, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus vem a público informar que a equipe de abordagem do Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) vem realizando atendimento à família desde o dia 27 de fevereiro. A mulher e seu esposo, ambos maiores de idade, estavam com a criança de aproximadamente quatro anos, no bar “A grande família”, no bairro da Sapetinga. A mulher disse se chamar “Paula” e relatou que veio para casa de sua mãe que morava no bairro Nossa Senhora da Vitória, porém ao chegar em Ilhéus, soube que a mesma tinha ido para o município de Vitoria da Conquista, e este foi o fato que deixou a família em situação de rua.

Foi solicitada a documentação, mas nenhum documento foi apresentado. A equipe os convidou para irem à Secretaria de Desenvolvimento Social, onde seriam encaminhados para os serviços e programas da pasta. Foi acordado que a equipe retornaria no dia seguinte para encaminhá-los, mas, ao retornar, já não estavam mais no local. Por diversas vezes, a equipe de abordagem da Secretaria de Desenvolvimento Social retornou ao local e em diversos pontos da cidade, em horários diferentes, mas não obteve êxito.

No dia 29 de março, a equipe encontrou a senhora “Paula” caminhando sobre a ponte Lomanto Júnior, no bairro Pontal, e a mesma informou que estava numa casa cedida na Avenida Princesa Isabel. Foi realizada novamente a busca ativa, onde alguns comerciantes e moradores do local citado não sabiam informar onde eles moravam, porém, os viam sempre nas redondezas, e relataram que algumas vezes eles subiam os altos para aquisição de substâncias psicoativas.

A equipe procurou, durante várias semanas, a família e teve informações que eles estavam morando nas imediações do restaurante Chinaê, no Pontal. Foi realizada nova busca ativa no local, porém a família não foi encontrada. No dia 18 do mês de abril, ao realizar mais uma busca ativa no entorno do restaurante Chinaê, a equipe foi informada por um dos proprietários que a família estava morando dentro da casa que fica em baixo do restaurante citado. Logo em seguida, a Senhora “Paula”, juntamente com a criança, foi encontrada num posto de gasolina, próximo ao local, e informou que estava morando numa casa abandonada nas proximidades.

A equipe se dirigiu à casa e encontrou o esposo. Mais uma vez, ele foi informado que deveriam ir para a Secretaria de Desenvolvimento Social para se cadastrarem nos serviços e programas disponíveis ao perfil da família. No dia 04 de maio, a família foi levada pelo Conselho Tutelar para o abrigo institucional, mas eles não quiseram ficar. Diante disso, o Conselho Tutelar conseguiu encaminhar a menor, para o abrigo de crianças do município, onde está sendo cuidada.

Vale ressaltar, que a equipe de abordagem da SDS realiza busca ativa diariamente em diversos locais do município. E que as pessoas em situação de rua, quando aceitam participar dos serviços ofertados pela pasta, recebem alimentação, material de higiene, roupas e realiza sua higienização (banho) no local, atendimento psicológico, socioassistencial, além de tirar nova documentação e realizar o cadastramento nos programas do Governo Federal. Nesse ano, devido ao reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido pela equipe do Centro Pop, várias cidades circunvizinhas acabam trazendo e deixando as pessoas em situação de rua no município. A equipe do Centro Pop atua dando total suporte para essas pessoas.

Ilhéus, 25 de maio de 2018.

AUTOMÁKINA – UNIVERSO DESLIZANTE CHEGA A ILHÉUS COM OFICINA E ESPETÁCULO GRATUITOS

Automákina – Universo Deslizante apresenta o virtuosismo das técnicas circenses e a poética do teatro de rua, através do simbolismo do teatro de bonecos, numa metáfora à existência humana. Encenado pelo Grupo De Pernas Pro Ar, do Rio Grande do Sul, o espetáculo promete encantar o público desde seu processo de montagem, trazendo uma gigantesca máquina de sete metros de comprimento por oito metros de largura. Entre os dias 13 e 14 de junho, a trupe gaúcha chega a Ilhéus realizando uma série de atividades artísticas gratuitas, culminando com a encenação na Praça Dom Eduardo, no dia 15, em frente à Catedral de São Sebastião.

Ilhéus será o último destino do projeto de circulação Automákina, patrocinado pelo programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018. Antes de aportar nas terras sul-baianas, a realização do Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar e Ministério da Cultura – Governo Federal terá passado por São Luís, capital do Maranhão, e por Candeias, na Bahia. No dia 13, das 18h às 22h, será ministrada a oficina Ator Inventivo, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI). No dia 14, entre 19h30 e 21h30, acontecerá intercâmbio com artistas locais, através de bate-papo descontraído, no mesmo local.

A oficina Ator Inventivo está relacionada às experiências práticas dos mais de 30 anos do Grupo De Pernas Pro Ar. Valorizando a liberdade de criação, o grupo propõe, por meio do relacionamento humano, afetivo e artístico, uma compilação de várias linguagens ligadas ao circo, teatro de animação e teatro de rua. O oficineiro artístico é Luciano Wieser, diretor da companhia gaúcha, contando com Tayhú D. Wieser como auxiliar e apoio da pedagoga Raquel Durigon. O número de participantes é limitado a 20 inscritos, com idade acima de 16 anos. Os interessados devem se cadastrar pelo formulário: https://goo.gl/forms/PKAwVofAdTKvwtJL2.

Já o espetáculo Automákina – Universo Deslizante tem início com sua montagem, a partir das 14 horas. O público poderá assistir todo o processo de instalação antes de os artistas subirem ao palco, às 19 horas. A estrutura gigantesca da peça teatral conta ainda com trilha sonora composta exclusivamente para a encenação e executada ao vivo, através de instrumentos confeccionados pelos próprios artistas. O trabalho do elenco e sua relação com os bonecos prometem uma dramaturgia dinâmica e interativa com o público.

O Grupo De Pernas Pro Ar

Com um trabalho continuado desde 1988, o De Pernas Pro Ar desenvolve suas atividades na sede batizada Inventário – Espaço criativo, na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul. Ao longo de sua trajetória, o grupo conquistou vários prêmios do Governo Federal e tem circulado pelos principais festivais de teatro do país. A opção ao espaço da rua é uma das marcas da companhia, com grandes cenografias e maquinarias de cena, além de figurinos excêntricos, instrumentos musicais e bonecos com mecanismos de manipulação inusitados, proporcionando espetáculos com experimentos curiosos e instigantes.

Foto: Raquel Durigon

COM ATRASOS, OBRA DA PONTE DEVE SER CONCLUÍDA SÓ EM 2019

Do Pimenta

As obras da nova ponte que ligará o centro de Ilhéus e a zona sul do município atingiram 55% de conclusão, segundo o governo baiano. A ponte semiestaiada terá 533 metros de comprimento por 24,6 metros de largura. As obras são tocadas pela OAS.

A ponte contará com passeio, canteiro central, pistas duplas nos dois sentidos e ciclovia. O projeto viário, segundo o governo baiano, terá 2,74 quilômetros de extensão, e contempla área de estacionamento. O investimento previsto é R$ 99,6 milhões.

A previsão ainda não oficial é de que a obra fique pronta em maio de 2019. O cronograma era de entrega no final deste ano, mas a greve dos trabalhadores da construção civil pesada em toda a Bahia, por duas semanas, e a lentidão na obra tornaram difícil a conclusão dentro deste prazo.

COLETA DE LIXO ESTÁ GARANTIDA EM ILHÉUS

Do Agravo

Em muitos municípios do Brasil, a exemplo de São Paulo, as coletas de lixo (Resíduos sólidos) foram suspensas por falta de combustível. Em Ilhéus, a coleta segue normalmente.

A empresa Solar Ambiental, responsável pela coleta de resíduos sólidos na cidade de Ilhéus informou ao Blog Agravo, que fez um planejamento juntamente com o posto em que abastece os carros coletores, que garante o combustível até a próxima segunda-feira.

NOTA DE FALECIMENTO

Do Agravo

Faleceu nesta sábado (26), o agente de Saúde e cantor ilheense, Ednaldo Ferreira dos Santos, 44 anos, conhecido popularmente como Nado a Voz, ex-integrante da banda Gênios do Bolero.

Nado estava internado na UTI do Hospital do Cacau desde o dia 19, devido a um AVC.

A família informa que o velório será partir das 8 horas na Igreja da Graça na Av. Esperança, zona norte de Ilhéus. O local do sepultamento ainda não foi definido.

AEROPORTO DE ILHÉUS FICA SEM COMBUSTÍVEL

Do Bahia Notícias


O Aeroporto de Ilhéus – Jorge Amado, ficou sem combustível nesta sexta-feira (25) por causa da paralisação dos caminhoneiros, iniciada na segunda-feira (21). Além do aeroporto no litoral sul da Bahia, outros 11 aeroportos do país também estão sem combustível. De acordo com informações da Infraero, eles continuam abertos, no entanto os aviões só podem pousar e decolar se já tiverem reserva de querosene.

O aeroporto de Brasília afirmou que suas reservas se esgotaram por volta das 8h. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, os aeroportos de Carajás (PA), São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG), Palmas (TO), Goiânia (GO), Juazeiro do Norte (CE), Maceió (AL), Recife (PE), Joinville (SC) e João Pessoa (ES) também estão sem combustível. O Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, continua funcionando normalmente, no entanto, só tem reserva suficiente até domingo (veja aqui).

JÁ FALTAM FRUTAS E LEGUMES EM SUPERMERCADO DE ILHÉUS

Supermercado de Ilhéus já começa a sentir os efeitos da greve dos caminhoneiros, que chega hoje ao sexto dia.

Fotos feitas pela comunicóloga Haisa Lima mostram bancadas de legumes e frutas vazias no supermercado Rondelli, no Malhado. A situação deve se repetir em outros estabelecimentos do tipo nesse fim de semana.

Sem a chegada de novos carregamentos, vendedores da feira do Malhado também devem ser prejudicados. Se safam os pequenos agricultores, que produzem o que vendem.

HOSPITAL DE ILHÉUS AMEAÇA CANCELAR ATENDIMENTO PELO SUS

Hospital de Ilhéus

Do Agravo

O radialista e vereador Gil Gomes (PV) durante seu programa de rádio na AM Santa Cruz, trouxe a informação preocupante para mães e pais ilheenses que dependem do SUS para atendimento pediátrico de emergência.

Segundo Gil Gomes, a diretoria do Hospital de Ilhéus quer aumentar o valor do contrato em 100 mil reais e ameaça cancelar o contrato com a Prefeitura e suspender o atendimento na próxima semana.

Ainda segundo Gil, o contrato vem sendo pago rigorosamente todo dia 10 pela Prefeitura de Ilhéus, que já vem estudando alternativas para não deixar as crianças desamparadas.

Vale lembrar que o contrato é recente e foi intermediado pelo Governo da Bahia. Clique aqui para relembrar!

 

PMs USAM BOMBA DE GÁS CONTRA MANIFESTANTES EM ILHÉUS

Bomba usada em frente a posto de combustível.

O protesto convocado por motoristas do transporte escolar para esta sexta, dia 25, paralisou por alguns minutos a ponte que liga o centro à zona sul de Ilhéus. A polícia Militar agiu contra a mobilização utilizando bombas de gás. O ato foi convocado ontem (lembre aqui)

Ilheenses que passavam pelo local no momento filmaram parte da ação policial. O gás espalhado pela bomba usada pelos PMs afetou passageiros de um ônibus. No vídeo, uma mulher reclama do efeito do gás nos olhos.

A mobilização dos condutores do transporte escolar foi em apoio à greve dos caminhoneiros  e teve adesão também de mototaxistas da cidade.

Confira abaixo o vídeo compartilhado pelo sindicalista Marcos Sousa no facebook e que mostra a ação da PM.

INFRAERO MANTÉM VOOS NO AEROPORTO DE ILHÉUS

Do Tabuleiro

Voos mantidos.

Por conta da indisponibilidade de caminhões para levarem combustível até os aeroportos operados pela Infraero, o órgão recomenda aos passageiros que procurem suas companhias para consultar a situação de seus voos, antes de seguirem até o aeroporto de embarque.

Nesta quinta-feira, dia 24, o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, e os aeroportos de Brasília, Goiânia, Recife e Teresina, operam com restrições, devido a baixa reserva de combustível. Até o início da noite de hoje, todos os voos com chegada prevista para essa sexta-feira, 25, em Ilhéus, estão mantidos. A empresa LATAM, no entanto, informou que a remarcação de voos neste período não será tarifada ao passageiro, caso optem por essa opção.

BUSU “ENGASGA” EM RUA DE ILHÉUS

Do Tabuleiro

Um ônibus executivo da empresa Águia Branca ficou preso ao tentar passar por uma “lombada” na ladeira do filtro, na rua Sete de Setembro, em Ilhéus. O fato aconteceu na manhã dessa sexta-feira, dia 25. O tráfego na localidade precisou ser bloqueado por agentes da Sutran, enquanto a equipe de manutenção da empresa tentava retirar o veículo do local.

PREFEITURA REALIZA INTERVENÇÃO PREVENTIVA EM RUA DO VILELA

Da Secom/Ilhéus

Intervenção

Uma equipe da secretaria de Infraestrutura, Transportes e Trânsito (Seintra) da Prefeitura de Ilhéus realizou uma intervenção na Rua Belo Horizonte, no bairro Teotônio Vilela, com o objetivo de melhorar a mobilidade de pedestres e o trânsito de veículos naquela artéria, que foi bastante prejudicada com a forte chuva que caiu sobre a cidade nos últimos dias.

A fim de minorar a situação naquela comunidade, a Seintra providenciou a limpeza das valas e a colocação de brita em toda a extensão da via para permitir a circulação de automóveis e de veículos de transporte coletivo. O secretário Átila Dócio acompanhou as intervenções e aproveitou para ressaltar que, em breve, a rua ganhará uma ação mais significativa e de longa durabilidade.

POLÍCIA AMBIENTAL APREENDE SACOS COM LAGOSTA EM ILHÉUS

Do Agravo

Lagosta apreendida

Na noite desta quarta-feira (23), após informações de que um barco atracou no bairro São Miguel com uma carga de lagostas, a guarnição do grupo Bravo do 2º Pelotão da CIPPA-OS realizou diligências na localidade a fim de localizar o imóvel o qual o material seria acondicionado para transporte.

Por volta das 23 horas, os policiais avistaram um veículo Fiat Strada cor preta com a cabine coberta, que ao perceber a presença da polícia empreendeu fuga, sendo interceptado na Rodovia BA 001, trecho Ilhéus-Itacaré.

O veículo que estava com quatro passageiros, transportava vários sacos com lagosta vermelha in natura. De acordo com a portaria o IBAMA a lagosta vermelha está no defeso até 31 de maio do corrente ano.

Diante do crime ambiental previsto no Art. 34 da Lei de Crimes Ambientais, os policiais deram voz de prisão aos quatro ocupantes do veículo, sendo apresentados juntamente com o veículo e todo material apreendido a 7ª COORPIN.

ILHÉUS E ITABUNA PERDEM MAIS DE 600 VAGAS DE EMPREGO

Do Pimenta

Panorâmica de Ilhéus – Foto Clodoaldo Ribeiro

Itabuna e Ilhéus estão entre as localidades baianas que mais perderam empregos com carteira assinada no primeiro quadrimestre deste ano. Foram eliminadas 611 vagas nos dois municípios do sul da Bahia, sendo que o comércio foi o setor da economia com maior prejuízo, com a eliminação de 348 postos de trabalho com carteira assinada, no período de janeiro a abril.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, em  Itabuna foram registradas 2.957 contratações e 3.331 demissões, o que resultou em saldo negativo de 374 vagas com carteira assinada. Somente no comércio foram perdidos 253 postos de trabalho no primeiro quadrimestre do ano.

Serviços (-60), agropecuária (-55), construção civil (-44) e serviço industrial de utilidade pública (-17) são outros setores da economia itabunense que ficaram no vermelho.  A situação no foi pior porque em abril, o setor de serviços demonstrou reação, com saldo de 92 vagas. No mês passado, o saldo de empregos em Itabuna foi exatamente de 92 postos com carteira assinada.

ILHÉUS E EXTREMO SUL

Já em Ilhéus, o saldo ficou negativo em 9 vagas em abril. No acumulado do quadrimestre, as empresas instaladas no município eliminaram 237 vagas, das quais 95 no comércio. Houve perdas também nos setores de serviços (-61), indústria de transformação (-41) e agropecuária (-31).

No extremo sul, em Eunápolis o cenário foi diferente, com saldo de 242 vagas. Os destaques foram os setores da agropecuária (183), serviços (71) e indústria de transformação (62). O resultado ruim foi registrado no comércio, que perdeu 74 vagas.  Em Teixeira de Freitas, o resultado foi ainda melhor, com 2.989 contratações e 2.607 demissões, o que gerou saldo de 382 empregos.

Os melhores desempenhos foram dos setores de serviços (237) e agropecuária (163). Já o comércio eliminou 63 vagas no primeiro quadrimestre. Ainda no extremo sul do estado, os resultados foram ruins em Porto Seguro, que perdeu 557 vagas com carteira assinada. Os setores com os piores resultados foram serviços (-437),  comércio (-106) e construção civil (-77), enquanto que na agropecuária foram criados 66 empregos formais nos quatro primeiros meses do ano.

PROFESSORES DE ILHÉUS PARAM POR 2 DIAS NA PRÓXIMA SEMANA

Do Pimenta

Assembleia.

Uma nova paralisação da Rede Municipal foi decidida em assembleia pelos Trabalhadores em Educação de Ilhéus. Serão dois dias na próxima semana – segunda (28) e terça (29) – marcados pela interrupção das atividades e atos públicos para conscientizar a população sobre os motivos do movimento e a realidade da categoria, segundo a Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/APLB-Sindicato).

Os trabalhadores decidiram parar porque, segundo o sindicato, o governo municipal ainda não assinou o termo de compromisso firmado com a categoria que apresentou contraproposta ao executivo, inserindo ajustes como a troca do mês para implementação do retroativo dos servidores e a tabela salarial dos professores. Ficou acordado, ainda, o reajuste de 6,81% em maio e, na mesma folha deste mês, o pagamento da diferença de abril.

– Até o momento, mesmo ajustadas as alterações exigidas pela categoria, o termo de compromisso não foi assinado pelo executivo, motivo pelo qual a categoria decidiu parar em assembleia – explica a secretária intermunicipal da APPI/APLB Sindicato, Enilda Mendonça.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia