WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
embasa nota premiada



janeiro 2019
D S T Q Q S S
« dez    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

academia vip

JOVEM DE VITÓRIA DA CONQUISTA MORRE AFOGADO NO MAR DE ILHÉUS

Do Blog do Gusmão

Henrique.

Um jovem de Vitória da Conquista morreu afogado em Olivença, na manhã desta sexta-feira, 18.

Segundo informações de populares, Henrique Lemos Lima veio montar a estrutura para uma festa. Ao perceber que o mar estava convidativo para um mergulho, enfrentou as ondas e a maré e saiu sem vida. Uma equipe de salva-vidas estava na praia e realizou a tentativa de salvamento, sem sucesso.

Segundo informações ainda não confirmadas, Henrique faleceu com 19 anos.

Com informações do Blog do Anderson.

VEREADORES VÃO ANALISAR DENÚNCIAS DO VICE-PREFEITO DE ILHÉUS

Plenário da câmara.

Informa o blog Agravo, na manhã desta sexta, dia 18, que um grupo formado por 11 vereadores ilheenses vai analisar denúncias feitas pelo vice-prefeito da cidade, José Nazal, acerca da continuidade dos serviços da empresa de transporte coletivo, Viametro.

As discussões devem envolver também, de acordo com o blog, o tema pedaladas fiscais, que são o manejo de recursos do orçamento sem a autorização do legislativo e que podem embasar um pedido de cassação do prefeito Mário Alexandre.

Agora é aguardar.

VICE DE MARÃO QUEBRA O SILÊNCIO E FAZ DURAS CRÍTICAS AO GOVERNO

O vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, resolveu falar. Há dois dias, criticamos aqui (leia mais) a mudez do vice quanto aos problemas da cidade. Nazal vinha mantendo o silêncio sobre questões delicadas da vida do ilheense. Eleito para trabalhar pela comunidade, o parceiro do prefeito Mário Alexandre se reservava à mudez. Parece que o cenário mudou. Confira abaixo:

Do Tabuleiro

Nazal, o mudo, resolveu falar.

Na manhã dessa quinta-feira, dia 17, o vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, participou como entrevistado no programa O Tabuleiro (Ilhéus FM – 105,9). Nazal, que ‘rompeu’ politicamente com o prefeito Mário Alexandre, voltou a tecer duras críticas ao gestor em mais de 40 minutos de conversa.

De acordo com Nazal, o prefeito “despacha de casa e do escritório de Bento Lima [secretário municipal de administração], em Itabuna. “Vá lá no gabinete agora, às 9h; dá pra andar nu, porque não tem ninguém, parece fim de governo”, afirmou. Segundo o vice-prefeito, Bento exerce o papel de governante do município, um dos motivos que levou ao seu rompimento com Mário.

“Não pedi voto para que fosse [o município] governado por outra pessoa que não seja o prefeito”, declarou. Ainda segundo Nazal, a última conversa “cara a cara” que teve com o prefeito ocorreu há cerca de 40 dias, de lá pra cá, o prefeito não responde às suas mensagens, nem atende o telefone.

ILHÉUS: VIAMETRO OPERA SEM CONTRATO, DENUNCIA VICE-PREFEITO

Do Tabuleiro

Ônibus

Durante a entrevista que concedeu ao comunicador Vila Nova, na manhã dessa quinta-feira, dia 17, o vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, denunciou que a empresa do transporte público coletivo, Viametro, opera no município de Ilhéus ilegalmente.

De acordo com as informações de Nazal, o contrato com a empresa encerrou no segundo semestre do ano passado. O vice-prefeito afirmou desconhecer por qual motivo o prefeito Mário Alexandre não “toca no assunto”, alertando para a gravidade do mesmo. “Falta transparência”, acrescentou o vice. Na oportunidade, o comunicador Vila Nova chegou a comparar a situação da empresa com a do transporte alternativo, as famosas “lotações”.

ZONA SUL DE ILHÉUS VAI FICAR SEM ÁGUA

Do Tabuleiro

Torneiras vazias

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) enviou nota a redação de O Tabuleiro informando que o abastecimento da Zona Sul será suspenso nesta sexta-feira (18) até às 21h em Ilhéus, a medida segundo a concessionária visa trazer melhorias para o abastecimento, atraves da entrada em operação de uma ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Pontal. Confira à nota abaixo na íntegra:

A Embasa informa que, para possibilitar a entrada em operação de uma ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Pontal, o abastecimento de água será interrompido na zona Sul de Ilhéus, nesta sexta-feira (18), a partir das 7 horas da manhã. A previsão é que o serviço seja concluído às 21 horas do mesmo dia, quando o fornecimento será retomado, de forma gradativa, com plena regularização em até 24 horas após o término do serviço.

As áreas afetadas serão: Pontal, Nelson Costa, Urbis, Mambape, Ilhéus II, Cururupe, Ceplus, Nossa Senhora da Vitória, São Francisco, Jardim Atlântico, Sapetinga, Couto e adjacências.

Imóveis com reservatórios domiciliares capazes de atender as necessidades diárias de seus ocupantes não serão afetados por esta interrupção.”

PRESIDENTE DA CÂMARA EMPLACA A FILHA EM CARGO NO GOVERNO DE MARÃO

Do Blog do Gusmão

César Porto e Marão.

Decreto publicado na terça-feira, 14, no Diário Oficial do Município, nomeou a advogada Gabriele Silva Ribeiro como “Chefe de Setor de Apoio à Comissão Permanente de Controle Interno – COPECI”, vinculada à Controladoria Geral do Município, com salário de 2.500 reais.

Gabriele é filha do presidente da Câmara Municipal, vereador César Porto, líder do grupo de 11 vereadores insatisfeitos com o governo Mário Alexandre. Os parlamentares pediram o afastamento dos secretários: Alisson Mendonça (Seplandes); Alcides kruschewsky (Turismo); e Valmir Freitas (Agricultura e Pesca).

 

SANTA CASA ESCLARECE ACIDENTE QUE FERIU FUNCIONÁRIA

A Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, entidade responsável pelo Hospital São José, emitiu nota de esclarecimento sobre o acidente ocorrido na última sexta-feira, 11, que feriu uma funcionária (veja aqui). Leia a nota.

Hospital. Foto de Alfredo Filho.

A nova autoclave esterilizadora da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus já está em fase final de instalação. A qualificação será realizada por técnicos especializados que trabalham com o objetivo de garantir que a máquina opere conforme as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, mantenedora da Maternidade Santa Helena de Ilhéus, através de sua direção, prestou esclarecimentos a respeito do acidente ocorrido na sua Central de Material e Esterilização, provocado por um defeito no equipamento chamado autoclave, (utilizado em laboratórios de pesquisas e hospitais para a esterilização de materiais).

Nele é realizado a autoclavagem que consiste em manter o material contaminado em contato com um vapor de água em temperatura elevada, por um período de tempo suficiente para matar todos os micro-organismos.

A Central de Esterilização da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus funciona há décadas e nunca houve registro de defeitos em seus equipamentos que ocasionasse danos na estrutura física ou lesões em funcionários. O acidente ocorrido na sexta feira, dia 11 de janeiro de 2019, em que lesionou a funcionária Brígida Maria Santana que operava o equipamento, surpreendeu a equipe que adotou as medidas necessárias.

As manutenções de rotina nos equipamentos e os treinamentos adequados dos funcionários sempre foram as condições seguras para a prevenção de acidentes. Os funcionários que utilizam regulamente EPIs, são treinados e conscientizados sobre os riscos a que estão expostos no ambiente de trabalho.

A Santa Casa de Ilhéus, como é do conhecimento público, ampliou os seus serviços e para melhor prestá-los adquiriu e já está em fase final de instalação na sua Central de Material e Esterilização, um moderníssimo autoclave, com extraordinária  capacidade de processamento e que em breve estará em funcionamento.

Para atender a sua demanda de material esterilizado e também por motivo de desativação e remoção de um dos seus autoclaves, para a instalação de um novo, a Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus vinha como certamente continuará fazendo, esterilizando os seus materiais na Central de Esterilização do  Hospital Costa do Cacau e eventualmente utilizava o autoclave que ocasionou o evento em comento para esterilizar alguns materiais de urgência.

O problema apresentado no manuseio do autoclave ocasionou a abertura abrupta da porta de vedação com um forte deslocamento de ar que empurrou a funcionária e operadora do equipamento, jogando-a contra a parede, e provocando lesões no tórax, com a fratura de algumas costelas.

Os socorristas agiram com rapidez, levaram a funcionária acidentada para o atendimento médico de urgência, onde ela foi adequadamente atendida por uma equipe multidisciplinar e posteriormente internada em apartamento onde recebe acompanhamento médico e psicológico.

O acidente conforme apurou a equipe técnica, foi um infortúnio, a profissional que operava o equipamento tem conhecimento e preparo técnico para executar as funções, utilizava EPIs, e estava aguardando o tempo de esvaziamento do vapor quente, quando o fato ocorreu. Todos os cuidados que o caso exigia foram tomados, inclusive com a emissão da CAT, e a funcionária está recebendo e receberá toda a atenção e os cuidados que forem necessários ao seu pronto restabelecimento.

ILHÉUS: LAVAGEM DAS ESCADARIAS DA CATEDRAL SERÁ NESTA QUINTA

Da Secom/Ilhéus

Lavagem.

Os festejos populares de Ilhéus são marcas registradas da cultura local. Essas festas se caracterizam pelo sincretismo religioso e mistura de elementos sagrados e profanos. A “Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião” é um tradicional evento do calendário turístico da cidade. Este ano, a manifestação acontece na quinta-feira (17), mesmo dia em que desembarca o navio MSC Seaview no porto do Malhado, com aproximadamente 5.210 passageiros.

A festa começa às 8 horas, com concentração na sede do sindicato dos estivadores, localizado na Avenida Dois de Julho. O cortejo sairá às 9 horas, percorrendo as principais ruas do centro da cidade, passando pela Avenida Almirante Aurélio Linhares até a Praça Cairu, seguindo pela Rua Bento Berilo e Avenida Soares Lopes, rumo à Catedral de São Sebastião, onde as escadarias serão lavadas pelas baianas, com água de cheiro, celebração que antecede a comemoração do dia de São Sebastião, padroeiro dos estivadores, em 20 de janeiro.

DOMINGO TEM OTAMBÍ DE VERÃO NA TENDA DO TPI

Da Ascom/Otambí

Orquestra

A Orquestra Gongombira comanda mais uma edição do Otambí de Verão neste domingo, dia 20, a partir das 17 horas, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus. A festa também vai contar com as participações de Camilo Dória, Fabrício (Quizila), Aline Moraes (Banda Elétrikka) e do grupo de pagode Som do Tambor.

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos até sábado, dia 19, por dez reais nos seguintes pontos de venda: Livraria Papirus, Espetinho do Gilson (Dilazenze), Tenda Teatro Popular de Ilhéus, localizada na Avenida Soares Lopes, ou pelo site www.teatropopulardeilheus.com.br.

A temporada de Verão do Otambí prossegue até o mês de março, sempre com uma edição por mês, animando o público com um repertório diversificado, com influências musicais afro e latinas, como o Ijexá, Samba Reggae, Merengue, Salsa, Reggae, Samba de Roda, entre outros.

O projeto Otambí, sigla que abrevia a Orquestra de Tambores Mãe Ilza, foi criado em 2010 e, desde então, faz parte do calendário do verão ilheense. A festa é uma realização da Gongombira Serviços Culturais.

LIXÃO DE MARÃO É DESTAQUE NO NOTICIÁRIO ESTADUAL

Lixão de Marão.

O problema do lixo em Ilhéus se agrava a cada dia. Desde os primeiros dias desse ano, o contrato com a empresa responsável pela coleta foi rescindido pelo prefeito Mário Alexandre.

De lá pra cá o que se vê são montanhas de lixo em cada canto de Ilhéus. O problema veio logo na época em que a cidade mais recebe visitantes.

A situação é tão ruim que o assunto foi parar no noticiário estadual da rede Bahia de televisão.

SERVIDORES DEMITIDOS POR MARÃO AMPLIAM MOBILIZAÇÃO EM ILHÉUS

Da Ascom/Appi

Mobilização.

Os servidores demitidos injustamente pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, através do Decreto nº 128/2018, publicado na madrugada do dia 8 de janeiro, realizaram assembleia sindical na tarde de terça-feira, 14 de janeiro, no plenário da Câmara de Vereadores, e decidiram ampliar a agenda de protestos contra a medida do prefeito.

A reunião contou com a participação dos presidentes dos sindicatos representantes da categoria dos servidores públicos municipais, Joaques Silva (Sinsepi), Osman Nogueira (APPI/APLB), Pedro Oliveira (Sindguarda) e Josivaldo de Jesus (Sindiacs/ACE), dos advogados Arnon Marques e Davi Pedreira, os vereadores Makrisi Sá e Ivo Evangelista, além de centenas de servidores.

O prefeito afastou os servidores admitidos na Prefeitura antes de outubro de 1988 e extinguiu parte dos contratos do Processo Seletivo do Edital 002/2017 da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), com a justificativa de acatar sentença do juiz da Fazenda Pública. No entanto, o que indignou aos servidores foi o compromisso público assumido com a categoria de que utilizaria todos os recursos judiciais cabíveis para reversão da sentença, o que não foi cumprido pelo alcaide ilheense.

Para piorar a situação, o prefeito tomou a medida antes mesmo que o Tribunal de Justiça se pronunciasse com relação à apelação de efeito suspensivo da sentença impetrada pela própria Prefeitura. “O prefeito nos traiu de forma insuportável. Estávamos confiando em sua palavra”, declarou o presidente do Sinsepi, Joaques Silva.

Além disso, o prefeito não pagou o salário dos dias trabalhados aos servidores demitidos, mergulhando os trabalhadores em situação de necessidades básicas para a sobrevivência, tendo a maioria entre 32 e 35 anos de trabalho no município de Ilhéus. “O prefeito quer nos jogar na lama, mas vamos resistir até o fim, até que essa decisão seja revista. Nossa determinação é lutar até o fim”, enfatiza o presidente da APPI/APLB, Osman Nogueira.

Um levantamento feito pelos sindicatos dos servidores revelou que o prefeito mentiu ao dizer que cumpria a sentença judicial, pois ele manteve 111 contratos temporários admitidos pelo Processo Seletivo do Edital 002/2017 da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). Conforme a decisão do juiz, todos esses contratos foram declarados nulos.

MARÃO MERGULHA ILHÉUS NO CAOS E NAZAL EXERCITA A MUDEZ

Nazal, o mudo.

A passagem paga pelo ilheense pra se locomover dentro da cidade saltou de R$ 3,50 para R$ 3,80 na virada do ano. Cerca de sete dias depois, algo em torno de 200 servidores que trabalhavam há mais de 30 anos na prefeitura foram demitidos pelo prefeito Mário Alexandre. A cidade não conta com um serviço profissional de coleta de lixo, o que gera uma imensa sujeira nos quatro cantos.

Ilhéus não vai bem.

E, no meio desse turbilhão, o vice-prefeito do município, José Nazal, permanece mudo. Desde que deixou a secretaria de planejamento, no primeiro semestre de 2018, Nazal se dedica a receber visitas em seu gabinete e fotografar a cidade.

Não se manifestou sobre o aumento da tarifa do transporte, que passou a ser maior do que a paga em Salvador (na capital, ao usar o cartão de integração, o passageiro pode embarcar ainda no metrô e mais em um ônibus num intervalo de tempo considerável, pagando R$ 3,70).

Nazal não anda de ônibus e parece se importar pouco quando o ilheense tem de desembolsar R$ 3,80 pra ir do Pontal ao Centro.

Diante do sofrimento dos servidores demitidos na semana passada, Nazal, de novo, preferiu o silêncio. .

Tomada pelo lixo, depois do rompimento do contrato com a Solar Ambiental, a cidade está suja. Mas Nazal, morador de uma das áreas mais nobres de Ilhéus, permanece calado. A limpeza na Avenida Soares Lopes nunca falha.

A mudez de Nazal pode demonstrar uma certa falta de tesão pela gestão pública ou ser, ainda, uma estratégia para tentar se viabilizar politicamente para 2020.

Seja uma ou outra a estratégia, Nazal só não pode mais é continuar calado.

 

LATAM TERÁ VOO DIRETO DE SÃO PAULO PARA ILHÉUS A PARTIR DE ABRIL

Da Pan Rotas

Latam

A Latam Airlines Brasil terá um voo direto de São Paulo, via aeroporto de Guarulhos, a Ilhéus, na Bahia, a partir de 1 de abril. A rota, que será operada cinco vezes por semana, será feita com aeronaves Airbus 319, com capacidade para 144 passageiros em classe única.

Vale destacar que na semana passada, a aérea suspendeu o voo Brasília-Ilhéus.

De segunda a sexta-feira, o voo LA3408 está programado para decolar de Guarulhos às 14h05, pousando em Ilhéus às 16h10. No sentido inverso, também de segunda a sexta-feira, o voo LA3375 decola de Ilhéus às 16h40 e pousa em São Paulo às 18h55.

Com a estreia da rota, os passageiros com origem ou destino a Ilhéus terão acesso direto ao da Latam em Guarulhos.

As passagens aéreas para a nova operação já estão à venda.

OAB ILHÉUS EMITE NOTA DE PREOCUPAÇÃO SOBRE FIM DE INSPETORIA EM ILHÉUS

Oab.

A Diretoria da Subseção da OAB de Ilhéus manifesta preocupação com a notícia da extinção da Inspetoria Fazendária do Estado da Bahia em Ilhéus, para concentrar as atividades fiscais na repartição da Cidade de Itabuna, que certamente será sobrecarregada.

Outrossim, esta Diretoria informa que já se formulou pedido de providências perante a Seccional da OAB na Bahia, para que sejam envidados esforços perante o Governo do Estado no intuito de reativar a unidade ilheense com urgência. Inclusive, o Presidente da Subseção da OAB Ilhéus, que a esta subscreve, no dia 15/01/19, às 11:30h, em Salvador, participará de uma reunião com o Secretário da Fazenda Estadual, juntamente com o Presidente da OAB-BA, Dr. Fabrício Castro, e outros Presidentes das Subseções atingidas pela desativação local da SEFAZ.

Segundo informações apuradas, o ato sucedeu-se sem planejamento adequado e sem ciência prévia dos funcionários diretamente afetados. A medida foi adotada sem diálogo com entidades de representação de industriários, empresários, comerciantes, lojistas, dentre outros órgãos de classe e organizações da sociedade civil.

Em conversa com servidores da unidade extinta, a informação colhida é a de a arrecadação fiscal do Município de Ilhéus supera a de todos os demais da região Sul da Bahia. Desse modo, a interrupção das atividades da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia em Ilhéus ocorreu em evidente prejuízo dos administrados, que carecem de explicações razoáveis à situação.

Até então, sequer se tem conhecimento acerca dos serviços que continuarão a ser prestados no posto de atendimento do SAC da Cidade de Ilhéus. Evidentemente, é grande a irresignação dos munícipes ilheenses, que alcança a categoria de Advogadas e Advogados de Ilhéus e entornos, por criar embaraços ao pleno exercício da Advocacia, que será afligida sobretudo pela demora e deficiência na prestação de atendimentos.

Frente a isso, espera-se que a força institucional da Seccional sensibilize o Poder Executivo Estadual e que a Administração Pública Municipal seja capaz de intervir em benefício das centenas de cidadãos prejudicados, em que se incluem os mais de mil profissionais inscritos na OAB Subseção Ilhéus.

Por fim, a Diretoria local da OAB está à disposição dos colegas para sugestões e união de forças para reverter o quadro atual de insatisfação.

Ilhéus-BA, 14 de janeiro de 2019.

Martone Costa Maciel

Presidente da OAB Subseção Ilhéus

MARÃO SE ANTECIPOU EM DEMITIR SERVIDORES E TROUXE PROBLEMA QUE PODERIA SER EVITADO, DIZ PROFESSORA

Do Tabuleiro

Enilda.

Na manhã dessa segunda-feira, dia 14, o comunicador Vila Nova entrevistou, durante edição do programa O Tabuleiro (Ilhéus FM – 105,9), a professora Enilda Mendonça, representante da APPI/APLB e sindicatos.

O tema da entrevista foi a demissão de quase 500 servidores em Ilhéus, ocorrida na semana passada. Enilda desmentiu o prefeito Mário Alexandre em alguns pontos sobre o assunto.

Ela afirmou, por exemplo, que ação que deu origem às demissões não é do ano de 2016, como vem sendo informado pela Prefeitura, e sim, de 2017. “Basta olhar o número da ação”, acrescentou. Ainda sobre a ação, ela disse que o servidores afetados tiveram sua participação na ação negada pelo juíz Alex Miranda. “As pessoas que seriam demitidas precisavam serem ouvidas”, disse Enilda.

De acodo com a professora, o prefeito Mário Alexandre “se antecipou” ao cumprir a sentença de primeira instância, sendo que ainda, segundo Enilda, falta o posicionamento do Tribunal. “Trouxe um problema que poderia ser evitado”, disse.

A representante lamentou ainda o fato do prefeito Mário Alexandre ter se comprometido com os servidores a não realizar demissões, caso realmente fosse necessário, sem antes avisá-los, mas ter publicado o decreto com as exonerações às 23h do dia anterior. “Uma inovação na história de Ilhéus publicar o Diário Oficial às 23h”, ironizou.

Durante a entrevista, Enilda revelou ainda que servidores que aderiram ao Programa de Desligamento Voluntário (PDV) também foram incluídos na lista de demissões, sem qualquer explicação por parte do secretário municipal de administração, Bento Lima, que estaria “sumido”.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia