WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom saude></a>
<a href=embasa secom ponte ilheus prefeitura de ilheus secom bahia



janeiro 2021
D S T Q Q S S
« dez    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

academia vip

PERTO DOS SEUS 500 ANOS, ILHÉUS VÊ PARTE DA SUA HISTÓRIA DESABAR

Do JBO

O prédio que desabou e, ao lado, foto antiga do imóvel. E mais outros exemplos do tratamento dado ao nosso patrimônio – Prefeitura, Casa de Jorge Amado e Igreja Matriz.

O desabamento de parte da estrutura de um prédio histórico, com mais de 100 anos, nesta quarta-feira à tarde, no centro de Ilhéus, trouxe à tona uma importante discussão: batendo à porta dos seus 500 anos de existência, Ilhéus vai permitir que toda sua história arquitetônica vire ruínas? Um levantamento feito pelo JBO, aponta que a maior parte dos projetos arquitetônicos que marcam a riqueza do ciclo do cacau está em ruínas ou prestes a cair. Em uma das cidades mais antigas do Brasil não há um olhar pela recuperação destes imóveis, preservando a história e a sua riqueza de detalhes. É assim tanto nos espaços públicos, quanto nos imóveis particulares.

Por sua vez, os representantes do setor cultural de Ilhéus não conseguem enxergar a importância deste resgate. Em alguns casos, não há como duvidar que recursos seriam facilmente encontrados para a recuperação de espaços importantes. Ou alguém seria capaz de dizer que ninguém ou nenhuma empresa teria interesse de ver seu nome ligado, por exemplo, à recuperação da Casa de Jorge Amado, onde o escritor conhecido em todo o mundo, passou parte da sua infância e escreveu o seu primeiro livro “O País do Carnaval”, em 1931?

Em alguns casos é possível afirmar. Não faltam recursos. Faltam interesse, olhar para a importância da história e, finalmente, projeto. Sem projeto, quem é louco de investir?

O prédio que ontem viu parte da sua fachada desabar – e quase atingir pessoas – é outro exemplo do descaso. Era a casa do coronel Aureliano Brandão Pinto nos tempos áureos do cacau, há mais de 100 anos. Depois o local tornou-se, em parte, no escritório da Marinha Mercante do Brasil e no, andar superior,, a residência dos servidores do órgão federal. Há cinco anos, sem uso, o imóvel foi doado à Prefeitura e o ato foi oficializado pelo atual governo, com a perspectiva de alí passar a sediar a secretaria de Urbanismo, Planejamento e Meio Ambiente. Abandonado, tornou-se depósito de lixo, ponto de usuários de droga. É protegido pela Lei Municipal 2312/89. Sua fachada tem que ser preservada. Por isso, a cena de ontem, de servidores desinformados (não por culpa deles) da Prefeitura, derrubando com marretas partes da fachada que ainda apresentavam perigo, mostra a dimensão do olhar e do respeito que a cidade tem para sua riqueza arquitetônica.

Para além da Casa de Jorge Amado e o antigo prédio da Marinha Mercante, a cena se repete noutros lugares. A biblioteca pública, o teatro municipal, a sede da Prefeitura – três espaços públicos importantes, podemos dizer… abandonados – mas, também, no Palácio Episcopal, anexo do Instituto Nossa Senhora da Piedade, que pertence à diocese de Ilhéus. Trata-se de um suntuoso prédio construído em 1928, que durante muito tempo, serviu como moradia aos bispos da diocese ilheense. Em ruínas, a cidade vê desabar um espaço que poderia ser importante atrativo arquitetônico.

Em alguns casos, pessoas comuns se dispuseram a meter a mão na massa, mas sem fôlego para devolver a obra pronta. É o exemplo da Igreja Matriz de São Jorge, em Ilhéus, uma das mais antigas do Brasil, que corre o risco iminente de desabamento de sua fachada. A igreja está passando por um longo e interminável um processo de restauração dos altares e do forro, com recursos de uma emenda parlamentar. No entanto, ao se aprofundarem no tratamento do forro, os técnicos se depararam com graves rachaduras laterais das paredes, numa viga de sustentação na parte frontal da igreja e de uma “tesoura”, que sustenta todo o telhado.

Sem políticas públicas para recuperar ou proteger um dos mais valiosos acervos arquitetônicos do Brasil, Ilhéus vê, silenciosamente, sua história ruir. As autoridades não enxergam o prejuízo. E a cidade dá as costas para o seu valioso passado.

TRÊS TARTARUGAS SÃO ENCONTRADAS MORTAS EM PRAIAS DE ILHÉUS E URUÇUCA

Tartaruga-de-pente foi encontrada morta na praia dos milionários, em Ilhéus. FOTO-Projeto (A)Mar.

Três tartarugas foram encontradas mortas e encalhadas em diferentes praias do sul da Bahia, na quinta-feira (22). Além delas, duas aves bobo também foram localizadas sem vida.

De acordo com o biólogo Wellington Laudano, que faz parte do Projeto (A)mar, as tartarugas verde e de pente morreram após interação com materiais de pesca. Ele disse ainda que houve um aumento recorde de 100% das mortes, em comparação à mesma época do ano passado.

Os animais encontrados mortos foram uma Tartaruga Oliva, na praia de Serra Grande, em Uruçuca; uma Tartaruga Verde, na praia do Cururupe, em Ilhéus; Tartaruga de Pente, na Praia dos Milionários, em Ilhéus; um Bobo pequeno, na praia de São Domingos, em Ilhéus; um Bobo grande, na praia do São Domingos, em Ilhéus.

Ao todo, 35 animais marinhos já foram encontrados mortos em janeiro, sendo eles: 30 tartarugas, quatro aves marinhas e um boto cinza.

ILHÉUS: CORPOS DE TURISTAS SÃO ENCONTRADOS EM OLIVENÇA

Praia de Cai n’água em Olivença. Foto arquivo internet.

O 5º Grupamento de Bombeiros Militar resgatou os corpos de dois turistas de Minas Gerais que estavam desaparecidos desde a noite de quarta-feira (20), em Olivença, litoral sul de Ilhéus.

Os nomes dos jovens são Jeferson Rodrigues de Souza e Lucas da Costa. Eles desapareceram depois de entrar no mar. Ontem à noite, um dos corpos apareceu na praia, e outro, na manhã desta sexta (22).

ILHÉUS: MPE DESAPROVA PRESTAÇÃO DE CONTAS ELEITORAIS DE MARÃO

Marão

O Ministério Público Eleitoral da Bahia desaprovou a prestação de contas do prefeito do munícipio de Ilhéus, Mario Alexandre (PSD), Marão. Segundo a decisão da promotora Maria Amélia Sampaio Góes, a prestação não foi entregue dentro do prazo estipulado em lei e alguns outros pontos.

A promotora alega que houve omissão das receitas dos gastos eleitorais, sendo doações diretas realizadas na campanha sem o devido registro no sistema de prestação. Outro ponto levantado pela promotora foi o gasto excessivo com combustível automotivo e impulsionamento em mídias sociais.

Nas mídias, o MPE notificou um gasto de R$ 21 mil reais, sendo só comprovado R$ 18 mil pelo candidato. Já o combustível, o órgão disse que entre os dias 08/11 e 14/11 de 2020 foram utilizados 8 mil litros em apenas 10 veículos, gerando assim uma inconsistência na comprovação do gasto.

C&A RENOVA PARCERIA COM SHOPPING JEQUITIBÁ E CONFIRMA INTERESSE NO EMPREENDIMENTO EM ILHÉUS

C&A renova parceria com Shopping Jequitibá e confirma interesse no empreendimento em Ilhéus.

O gerente nacional de Expansão e Gestão Imobiliária das Lojas C&A, Fábio Costa Oliveira, esteve no Sul da Bahia e confirmou a renovação do contrato com o Shopping Jequitibá por mais 10 anos. A C&A, umas das maiores redes do setor de moda/vestuário do Brasil, é parceira do Jequitibá Itabuna, com uma de suas lojas-âncora desde 2011.

A convite do diretor do shopping, Manoel Chaves Neto, Fábio Costa Oliveira também visitou a área onde será implantado o Jequitibá Ilhéus, no litoral sul, demonstrando o interesse da C&A em participar do projeto como loja-âncora. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, Marão, também participou do encontro e reafirmou o compromisso da duplicação da Rodovia BA 001, transbordo rodoviário, no trecho entre a ponte Jorge Amado e o Cururupe.

“A renovação do contrato da C&A com o Shopping Jequitibá Itabuna e o interesse em estar presente também em Ilhéus demonstram não apenas a excelência da gestão do Jequitibá, mas o potencial do Sul da Bahia e sua capacidade de superação no pós pandemia”, disse Neto.

COVID-19: SESAU DISPONIBILIZA CANAL PARA RECEBIMENTO DE DENÚNCIAS

Covid-19-Sesau disponibiliza canal para recebimento de denúncias.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) disponibilizou uma central de atendimento para o registro de denúncias relativas à vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus. Segundo informações da pasta, os munícipes podem efetuar denúncias de possíveis desvios da vacina, que nesta etapa prioriza os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia; idosos abrigados e acima de 80 anos e indígenas.

A denúncia poder ser feita através dos telefones: (73) 99199-5859/ (73) 98862-6206 ou (73) 99170-5592. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O grupo que está fora da lista preconizada deve aguardar as fases definidas no Plano Municipal de Vacinação, que segue as diretrizes e recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

De acordo com a Sesau, o objetivo é dar transparência ao esquema vacinal montado na cidade. Os servidores envolvidos em possíveis desvios éticos serão devidamente responsabilizados. Além das denúncias, o setor vai receber informações sobre pessoas acamadas.

ILHÉUS: PREFEITO VISITA ÁREA ONDE SERÁ CONSTRUÍDO O PRIMEIRO SHOPPING DE ILHÉUS

Marão com grupo Chaves.

O prefeito Mário Alexandre esteve na tarde desta última quinta-feira (21) visitando o terreno onde será construído o primeiro Shopping Center de Ilhéus. Ao lado do empresário Neto Chaves, do secretário Estadual de Turismo, Fausto Franco, e Fábio Oliveira, gerente geral da C&A, o prefeito destacou a geração de emprego e renda para o município com a vinda do empreendimento.

“Por diversas vezes dialoguei com o grupo Chaves para trazer o shopping para a nossa amada cidade de Ilhéus. É com muita alegria e satisfação que vemos hoje mais um sonho de milhares de ilheenses que vai se tornar realidade”, disse o prefeito Mário Alexandre, que na última quarta-feira (20) esteve conhecendo de perto as novas estruturas do Shopping Jequitibá.

Com investimentos de cerca de 70 milhões e a perspectiva de geração de 1200 empregos diretos, o novo equipamento adotará o modelo Lifestyle, uma proposta nova, mais moderna e atualizada, valorizando a Mata Atlântica, a cultura do Cacau e Jorge Amado. “O apoio e incentivo do prefeito Mário Alexandre tem sido fundamental para a implantação do Jequitibá Ilhéus”, que deve ser inaugurado no início de 2023”, declarou o empresário Neto Chaves.

O terreno onde será construído o primeiro shopping de Ilhéus está situado ao lado do Assaí Atacadista, na BA-001 que liga Ilhéus à Olivença. De acordo com o prefeito Mário Alexandre, a área corresponde a 700 lotes.

METAS PARA CONSOLIDAÇÃO DA ESTRADA DO CHOCOLATE SÃO DISCUTIDAS EM ILHÉUS

Estrada do chocolate é discutida no Centro de Convenções.

Ações e metas para a consolidação da Estrada do Chocolate na região sul da Bahia foram discutidas durante o Encontro do Turismo Rural da Costa do Cacau, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (21), no Centro de Convenções de Ilhéus. Presente ao evento, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, convocou o empresariado local a fazer da rota turística um atrativo único no mundo.

“Por todo o potencial que ela tem, a Estrada do Chocolate precisa da união de todos para que se torne algo diferenciado, capaz de chamar a atenção do mundo para sua riqueza histórica e importância turística”, afirmou.

Questões como sinalização, segurança, mobilidade, ambientação e comunicação relativas ao trecho fizeram parte das discussões em torno do projeto. “É importante haver locais de parada segura para que os turistas possam contemplar a riqueza histórica desta região em placas ao longo do percurso”, ressaltou Fausto Franco.

A turismóloga Aidê Suzart, da Secretaria de Turismo da Bahia – Setur-BA, apresentou ações necessárias por parte dos municípios envolvidos para que a Estrada do Chocolate se transforme em atrativo real. A lista inclui qualificação nas entradas e saídas dos municípios; melhorias nos acessos aos ramais; empreendimentos às margens da estrada; apoio à iniciativa privada para a criação de stands para divulgação e pontos de venda; criação de feiras de agricultura orgânica de agricultura familiar e congêneres.

Antes do evento, pela manhã, o secretário Fausto Franco se reuniu com o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, para tratar de ações para o desenvolvimento turístico da região. Entre elas, a melhoria das estradas na região de Ilhéus e Uruçuca, o apoio da iniciativa privada para criação do comitê gestor, cursos de qualificação e infraestrutura.

Entre os presentes ao evento estiveram o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem – Abav-BA, Jorge Pinto, secretários de municípios como Ilhéus, Itabuna e Uruçuca, e lideranças do segmento turístico da região.

A estrada – Situada no trecho da BA-262 que liga Ilhéus e Uruçuca, a Estrada do Chocolate tem por objetivo possibilitar aos turistas vivenciar as etapas de produção do cacau e do chocolate por meio de visitas a fazendas tradicionais e fábricas, além de permitir o contato com um rico acervo histórico e cultural da região.

O roteiro inclui fábricas do parque moageiro de cacau, no Distrito Industrial de Ilhéus, fazendas com fábrica de chocolate gourmet e fazendas de cacau com acervo histórico-arquitetônico, entre outros atrativos. O passeio conduz o visitante por uma região repleta de belezas naturais no sul da Bahia, dotada de rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental.

ILHÉUS: SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REALIZA INSPEÇÃO

Prefeitura Ilhéus

A secretaria de meio ambiente da Prefeitura de Ilhéus está realizando uma inspeção nas seis árvores situadas no trecho da obra da duplicação da BA-001, zona Sul. De acordo com informações da pasta, os técnicos identificaram dois ninhos de passarinho, sendo um vazio e outro com um ovo. Os biólogos realizam estudo para o adequado deslocamento do ninho para, em seguida, ser realizada a supressão das árvores conforme as tratativas com as ong’s que ajuizaram ação civil púica para a finalização da duplicação.

ILHÉUS: BOMBEIROS BUSCAM DOIS TURISTAS DESAPARECIDOS EM PRAIA DE OLIVENÇA

Praia de Cai n’água em Olivença. Foto arquivo internet.

O 5º Grupamento de Bombeiros iniciou na manhã desta quinta-feira (21) as buscas por dois turistas desaparecidos na praia Cai N’ água, em Olivença, município de Ilhéus.

Segundo informações preliminares, os dois turistas teriam entrado no mar por volta das 21 horas da quarta-feira (20).

Os nomes dos desaparecidos não foram divulgados.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia