WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

academia vip

VÍDEO: LÉO KRET CONVIDA VEREADOR PRECONCEITUOSO PRA PARADA LGBT DE ILHÉUS 

Do Tabuleiro 

Leo KRET

A transexual e ex- vereadora da capital baiana, Léo Kret do Brasil, convidou, em vídeo, o vereador ilheense, Dr. Aldemir Almeida (PP), para participar da terceira edição da Marcha LGBT, em Ilhéus, no próximo dia 29. Léo Kret é uma das presenças confirmadas no evento, a ser realizado a partir das 14h, na Avenida Soares Lopes. No convite, Léo Kret diz que Aldemir “mora em seu coração”, e que ele sempre foi um apoiador da causa LGBT. Ironia ou não, o convite surge após as declarações polêmicas do vereador feitas durante uma sessão na câmara (clique aqui) e o anúncio de um ato contra homofobia na Câmara de Vereadores.

Clique aqui e confira o vídeo.

GIL GOMES SOLICITA CONVOCAÇÃO DOS SALVA-VIDAS APROVADOS NO CONCURSO DE 2016

Do Blog do Gusmão

Encontro

Na sessão ordinária dessa terça-feira (17), a Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou o requerimento de número 301 do vereador Gil Gomes (PV), que trata da convocação dos salva-vidas que passaram no concurso público de 2016.

O objetivo do requerimento é viabilizar a contratação dos concursados a fim de fortalecer as equipes que trabalham no setor, visto que a alta estação está próxima e com ela o aumento significativo da movimentação nas praias.

PREFEITURA NEGA RADAR ESCONDIDO NA PONTE DO PONTAL

Do Blog do Gusmão

O carro polêmico

Na manhã dessa quarta-feira (18), o diretor da Superintendência Municipal de Trânsito (Sutran), Gilson Nascimento, comentou sobre a repercussão de que o órgão monitora, com equipamentos escondidos, a região da cabeceira da ponte Lomanto Júnior, em Ilhéus.

Gilson Nascimento assegurou que não passa de uma notícia falsa. “O veículo em questão passou algumas horas estacionado nas proximidades da ponte em função de uma pane no seu sistema de ignição”, esclareceu.

O diretor resolveu se pronunciar a respeito do boato, para combater e criticar o que definiu como “inversão de valores”. Ele lamentou a postura de determinados motoristas. “Se alguém comete uma infração é porque não cumpriu uma norma de circulação e conduta em detrimento ao direito de ir e vir do outro. Assim acontecem os acidentes de transito”, pontuou.

JUVENTUDE DO PT TRAZ CARAVANA A ILHÉUS

Depois de passar pelo Litoral Norte, a Caravana da Juventude do Partido dos Trabalhadores da Bahia (JPT-BA) chega ao Sul do estado. O encontro territorial, que acontece neste sábado (21), em Ilhéus, terá como tema ‘Juventude na Luta Contra os Extermínios’.

A programação terá início às 8h30, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus, que fica na Avenida Soares Lopes, no Centro da cidade.

“Realizar essa etapa da Caravana da JPT-BA é dar mais um passo na luta contra as posições conservadoras que muitas vezes culminam no extermínio das juventudes. Seguiremos firmes na luta cotidiana pela democracia e por uma vida digna para a juventude”, afirmou o secretário estadual da JPT, Matheus Maciel.

Para a presidenta do PT de Ilhéus, Ariadene Pitanga, a juventude não pode deixar de participar desses debates, nem deixar de se manifestar contra qualquer tipo de violência.

“Assim, poderemos participar ativamente e com qualidade dos debates atuais e dos que surgirão em 2018, quando precisamos estar preparados para defender a democracia, o nosso candidato Luís  Inácio Lula da Silva e os candidatos do Partido dos Trabalhadores. O PT em Ilhéus convida e saúda a todos os jovens”.

Já a secretária municipal da JPT-BA em Ilhéus, Indiara Angeli, criticou a perda de direitos após o golpe.

“Nós, da juventude petista, não nos  renderemos, nem nos calaremos. Vamos gritar contra toda forma de extermínio  com a Caravana da JPT em um   importante espaço de diálogo, formação e cultura”, pontuou.

A Caravana

Até o fim do ano, a Caravana da JPT-BA vai promover encontros com jovens militantes e simpatizantes em todos os cantos do estado. Os encontros territoriais serão realizados em diversas cidades para que os participantes possam conhecer mais do projeto político do partido.

Em julho, o presidente Luís Inácio Lula da Silva convocou jovens de todo o estado para participar da jornada. Em um vídeo divulgado na página da JPT-BA no Facebook, Lula manifestou seu apoio aos eventos. Assim como ele, a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffman, também gravou um vídeo convidando a juventude.

A Caravana também defende o fim do governo de Michel Temer, o apoio às Diretas Já e o apoio à defesa do presidente Lula. O cronograma completo será divulgado gradativamente na página da JPT-BA no Facebook (juventudedoptba).

ESTUDANTES DE TEATRO DE ILHÉUS APRESENTAM ESPETÁCULO NO TEATRO MUNICIPAL

Da Ascom/Secretaria de Educação da Bahia

Espetáculo

Os estudantes do 2º ano do curso técnico em Teatro do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, localizado em Ilhéus (460 km de Salvador), apresentaram, nas noites destas segunda e terça-feira (16 e 17), no Teatro Municipal de Ilhéus, o espetáculo “Epa! Quem foi? Quem viu?”. Este curso técnico em Teatro é o único ofertado pela rede pública de ensino na região Nordeste.

A peça propõe uma narrativa dramática quando são questionadas as práticas educacionais tradicionais oriundas da Ditadura Militar e, também, aborda situações sociais como bullying, preconceito racial, transtornos alimentares e sexualidade. A última noite de apresentação contou com um público estimado de 450 pessoas.

Grande parte do roteiro do espetáculo foi construído pelos próprios estudantes, que se basearam em momentos do cotidiano deles e, também, conta com releituras do texto “Aurora da Minha Vida”, de Naum Alves de Souza. Os estudantes também se envolveram em toda a produção, através da organização da sonoplastia, figurino e iluminação. A ação serve como um laboratório para o futuro exercício profissional dos estudantes.

De acordo com a professora Silvânia Corrêa, que leciona as disciplinas “Direção”, “Preparação do corpo para a cena” e “Interpretação”, os espetáculos contribuem muito para o aprendizado dos alunos. “São momentos em que os estudantes operacionalizam o que estão trabalhando na teoria em sala de aula. O contato com o público é essencial porque permite o reconhecimento do trabalho desenvolvido por eles dentro e fora dos palcos”, destaca a educadora.

Para Tainá Guerra, 17, que interpreta a personagem “A gorda”, a peça serviu como superação pessoal. “Eu sempre sofri bullying na infância e interpretar essa personagem foi um grande desafio. Este papel me ajudou muito porque ela é justiceira e empoderada, se aceita e isso refletiu muito na minha autoestima, pois amo o meu corpo do jeito que ele é”, revela a estudante.

A estudante Scallate Lore, 22, que interpreta a personagem “Puxa-saco”, afirma que gosta muito do curso. “Fazer este curso é uma grande oportunidade porque sou apaixonada pelo teatro e quero levá-lo para a minha vida. A peça tem uma mensagem de luta contra o preconceito, de se colocar no lugar do outro e isso é muito importante”, diz, entusiasmada.

CIA ACORDADA APRESENTA ESPETÁCULO EM JEQUIÉ

A peça

No dia 21 de outubro, O Santo e a Porca, peça indicada ao Prêmio Braskem de Teatro 2017 estará em cartaz na cidade de Jequié no Centro de Cultura ACM às 20 horas. O projeto tem o apoio do Circo da Lua, apoio gráfico do Criadouro Soluções Culturais e apoio institucional do Governo do Estado, através do Ocupe Seu Espaço, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

A montagem da Cia. Acordada da obra de Ariano Suassuna traz a cena o teatro de máscaras conhecido como commedia dell’arte que surgiu na Itália no começo do século XVI, que mistura o teatro literário culto com o popular. Um teatro itinerante que se apresentava e se adequava a qualquer espaço, sejam vilas, cidades ou lugarejos na Europa. A peça escrita por Suassuna é uma adaptação da Comedia das Panelas do autor romano Plauto e do Avarento do francês Molière. Os personagens são arquétipos baseados em três categoria, a dos criados, dos patrões e dos enamorados.

O velho avarento, Euricão Engole Cobra, guardou todo dinheiro acumulado em sua vida dentro de uma porca de madeira, enquanto engana a todos em sua volta gritando a todos os cantos que é um pobre miserável. Ele sonha em casar sua única filha com um homem rico e explora sua empregada, mantendo-a apenas com teto e comida. Ele é devoto de Santo Antônio e enxerga a divindade como um herói protetor da sua porca. O velho apresenta todas as características típicas de um vilão, mas é tão bobo em sua forma de agir e enxergar o mundo que o público não consegue odiá-lo, ele faz parte do núcleo dos patrões e sua máscara é conhecida como Pantaleão. O ator Ed Paixão, interprete do personagem, usa como força motriz em sua construção, a imagem do touro bravo que se projeta no corpo e no texto durante todo o espetáculo.

A criada Caroba, interpretada pela atriz Ivana Nístico, é muito esperta e ligeira em suas tramoias, sonha em ter um pedaço de terra para morar com seu par romântico Pinhão e para esse fim, ela joga, manipula e usa as pessoas como marionetes, muito similar ao personagem João Grilo do Auto da Compadecida. O grande desafio da criada é manter as suas mentiras, e na trama, a verdade pode vim à tona num piscar de olhos. Por isso em nenhum momento a personagem relaxa, sempre inventando novas mentiras quando corre perigo de ser descoberta e tudo vim por água baixo. Sua máscara é fundamentada na Colombina.

O criado Pinhão, interpretado pelo ator Mateo Crevatin, segue pelo caminho da máscara do Arlequim, que como práxis na commedia dell’arte, ama Colombina e deseja se casar com ela. Ele é o antagonista do velho Euricão e é aquele que desfere o golpe mais violento no avarento durante a peça.

A história é contada com sete personagens em cena e um músico executando a trilha sonora, os atores também cantam e tocam durante o espetáculo. Nessa nova apresentação, a máscara da personagem Benona, irmã mais nova de Euricão, é assumida pela atriz e diretora Paulina Ojeda que é doutora em Artes Cênicas pela UFBA.

A Cia. Acordada é composta por atores argentinos, chilenos e brasileiros e há dois anos tem trabalhado colaborativamente em todos os setores de produção para chegar ao resultado final.

ILHÉUS: FUGITIVO DE ITABUNA É CAPTURADO NO TEOTÔNIO VILELA

Do FRN

Uma guarnição do 2º Pelotão a bordo da viatura prefixo 7012 prenderam na noite desta terça-feira (17) Sandro Gomes da Silva.

Segundo a PM, o homem é fugitivo do conjunto Penal de Itabuna e apontado no envolvimento de homicídios na região.

Apresentando no plantão da 7ª Coorpin Sandro foi recambiado para a prisão em Itabuna, onde ficará à disposição da comarca local.

PROFESSORES DE ILHÉUS COBRAM DA JUÍZA CUMPRIMENTO DE SENTENÇA DO PISO SALARIAL

Professores em frente à Justiça do Trabalho

 

Do FRN

A pedido do presidente da APPI, Osman Nogueira, os professores e profissionais em educação do município de Ilhéus acamparam desde as 06hs da manhã desta quarta-feira (18) em frente à Justiça do Trabalho, situado no bairro do Malhado, para cobrar da Juíza do Trabalho, Alice Catarina, o cumprimento da sentença que já está “transitado e julgado”, referente ao piso salarial nacional dos últimos 04 anos proveniente da gestão do governo anterior.

Inicialmente, a reunião entre a Juíza e os representantes da APPI estava programada para ocorrer às 07h30min, porém só foi realizada às 13hs.

Após o encontro com a Juíza, que demorou pouco mais 15 minutos, a diretoria da APPI e o advogado reuniram-se com os docentes na porta da Justiça do Trabalho, para informar o que ficou acordado, conforme vídeo abaixo.

PREFEITURA EXPLICA VALORES PARA ALUGUEL DE CARROS

Nota de Esclarecimento 

Em virtude de notícias distorcidas divulgadas sob orientação de alguns adversários políticos da atual gestão da Prefeitura Municipal de Ilhéus, com afirmativas inverídicas que colocam dúvidas sobre o processo de licitação para habilitação de empresa visando a locação eventual de veículos automotores, a Secretaria Municipal de Administração (SEAD) vem a público esclarecer que: 1. Administração Municipal deflagrou o processo licitatório registrado sob o nº 1844/2017, na modalidade pregão presencial, tendo sido realizada a sessão pública para abertura de envelopes e oferta de lances no dia 17 de agosto do corrente ano, com o escopo de registrar preços para locação de veículos automotores para a eventual contratação, a fim de suprir demandas das Secretarias Municipais quando houver uma necessidade; 

2. Logo, aqui já sai uma verdade que suplanta as falácias lançadas, ou por falta de conhecimento dos modernos mecanismos de gestão pública ou por malícia, pois, o SRP – Sistema de Registro de Preço – não vincula contratação, serve para viabilizar contrações corriqueiras, mas não definidas, realizadas pela Administração. Ou seja, não significa que o serviço será efetivamente utilizado na sua totalidade, a cada mês; 

 3. A empresa vencedora da licitação foi a Sol Dourado Comércio, Representações, Serviços e Transportes EIRELI, que ofereceu o menor preço na fase de lances para o lote questionado, referente ao eventual uso de 35 carros populares, com tabelas diferenciadas para a disponibilidade do veículo, com ou sem motorista, conforme a Ata do Registro de Preços. Os seus documentos de habilitação foram analisados pela Comissão Permanente de Licitação, com os demais licitantes, num total de oito, presentes na sessão.

 4. O valor do item apresentado como detendo um valor elevado, qual seja, o veículo hatch, em verdade possui o valor de R$ 2.648,00 (dois mil seiscentos e quarenta e oito reais) na locação mensal e não diária, como por ignorância ou ignominia vem sendo anunciado. Convertido em valor diário o custo da mesma locação é de R$ 88,26, perfeitamente compatível com o praticado no mercado; 

 5. Quanto ao parâmetro do preço alcançado neste certame, no exercício anterior o valor pago pela locação de veículo semelhante de com exigência do ano de fabricação para entrega no ato da contratação 2014, foi de R$ 3.000,00 (três mil reais). Logo, ao contrário do propalado, a contratação na forma e conteúdo contempla o princípio da economicidade, trazendo vantagem à Administração Pública Municipal.

Diante do exposto, o governo municipal, através da Secretaria de Administração, vem repudiar comentários inescrupulosos a respeito do assunto em pauta, cujo único intuito é confundir a opinião pública, e se coloca inteiramente à disposição para quaisquer esclarecimentos em torno deste processo licitatório ou qualquer outro que se faça necessário. 

Ilhéus, 10 de outubro de 2017. 

Bento Lima 

Secretário de Administração

ILHÉUS: INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO ASSAÍ DEPENDE DO INEMA

Atacadista deve gerar mais de 300 empregos.

O início da construção do hipermercado atacadista Assai, anunciada durante o aniversário da cidade pelo prefeito Mário Alexandre, depende de uma autorização do Inema (órgão estadual de meio ambiente) para que a vegetação presente no terreno seja retirada.

A informação foi dada pelo secretário de meio ambiente e vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal. Segundo Nazal, não é possível estimar em que pé anda o estudo, que já contou com a visita de técnicos ao local da construção, na estrada que liga Ilhéus a Olivenca.

Depois de autorizada a supressão vegetal da área, poderá ser iniciada a terraplanagem do terreno, dando início de fato à obra. A própria prefeitura já anunciou que a montagem completa da estrutura deve levar 80 dias.

O atacadista Assai será instalado nas dependências do condomínio Cidadelle, nas proximidades da Praia do Cururupe. Deve gerar, ao entrar em funcionamento, mais de 300 empregos para os ilheenses.

ILHÉUS RECEBE APENAS 21 CRUZEIROS NA TEMPORADA 2017-2018

Do Tabuleiro 

A temporada de cruzeiros marítimos aquece a atividade turística na Bahia entre os meses de novembro de 2017 e abril de 2018. Os portos de Salvador e Ilhéus irão recepcionar 70 transatlânticos que dividirão a paisagem litorânea com as tradicionais embarcações de pesca e de passeios turísticos. Mais de 220 mil turistas desembarcarão na Bahia, total 8% maior se comparado com o movimento alcançado na temporada anterior, de acordo com a projeção da Companhia das Docas da Bahia (Codeba).

Em águas territoriais brasileiras estarão navegando o MSC Preziosa, MSC Poesia, MSC Música, Costa Fascinosa, MSC Magnifica, Costa Favolosa, Sovereign, The World, Prinsendam e Balmoral, dentre outros. São navios que aliam o luxo e o conforto dos resorts e hotéis cinco estrelas com a possibilidade de acesso à diversidade cultural e histórica de cidades turísticas, como Salvador e Ilhéus.

O primeiro navio da temporada 2017-2018 será o MSC Preziosa, no dia 15 de novembro, às 9 horas. Vindo de Santa Cruz de Tenerife, na costa espanhola, o transatlântico tem capacidade para 4.360 passageiros. Da capital baiana, seguirá com destino a Búzios (RJ). Até abril, 50 navios irão ancorar no Porto de Salvador, trazendo 151 mil passageiros. Em Ilhéus, serão mais 21 navios, com 72 mil visitantes.

A temporada brasileira coincide com o inverno no hemisfério norte, quando as companhias marítimas passaram a deslocar seus navios para esse novo mercado. “Brasileiros e sul-americanos gostaram da novidade e incorporam em suas férias as viagens de navio”, afirma o secretário do Turismo da Bahia, José Alves. “O mercado brasileiro de cruzeiros marítimos se consolidou e apresenta excelentes resultados”.
A Secretaria do Turismo da Bahia / Bahiatursa prepara receptivo especial para os visitantes. Em outra vertente, a equipe técnica da Setur atua na qualificação de serviços turísticos, a fim de assegurar atendimento de qualidade em toda a cadeia produtiva do setor. O comércio (bares, restaurantes e lojas) e o transporte turístico são alguns dos segmentos que registram uma maior demanda.
O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Abremar), Marco Ferraz, está entusiasmado com o interesse dos passageiros e se mantém atento à necessidade de lhes oferecer novidades a cada nova temporada. Por isso, realiza estudos sobre a viabilidade de novas paradas ao longo da costa brasileira. Um dos destinos em análise é Itaparica (BA).

“É UMA VIADAGEM SEM PRECEDENTE”, DIZ VEREADOR SOBRE OS LGBTs

Do Ilhéus 24h

Aldemir

Na sessão ordinária da última terça-feira (17), o médico e vereador Aldemir Almeida (PP) surpreendeu os presentes com um discurso enfático sobre situações do cotidiano que envolve casais homoafetivos.

Aldemir iniciou afirmando que se sente muito incomodado com “essa coisa LGBT” e narrou um episódio que vivenciou em uma praia na cidade Itacaré. Segundo o edil, teve o “desprazer” de presenciar “um casal gay se beijando acintosamente na barraca” enquanto desfrutava o seu dia de lazer em um ambiente com “todo mundo normal, casais heterossexuais”. Para o vereador, o suposto episódio é “uma afronta, uma barbaridade”.

Acrescentou: “existem verdadeiros desorientados nesses grupos LGBT’s, então eu acho que tudo é uma questão de hora e lugar. Você quer passar uma novela onde um homem beija outro homem, passe 1 hora da manhã. Se você quer passar uma novela que tem duas mulheres se beijando, passe 1 hora da manhã […]”. Pois, “um tipo de programa desse só faz atentar contra a família”.

Clique aqui e confira o vídeo.

ILHÉUS REALIZA RECADASTRAMENTO DE IDOSOS NO BPC

Da Secom/Ilhéus 

Nos dias 30,31 de outubro e 01 de novembro, das 7h às 12 horas, a Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria de Desenvolvimento Social, realizará um mutirão para realizar o recadastramento dos idosos cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC). A ação será realizada na sede do órgão, na rua Vereador Mário Alfredo, S/N, bairro Conquista, e visa inscrever os beneficiários no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal para que o benefício seja mantido.
“Desde o início do ano o governo vem convocando os beneficiários para comparecerem à secretaria e fazer seu cadastro. Por isso eles precisam ficar atentos ao prazo que está terminando. Esse é o segundo mutirão que está sendo realizado para que os beneficiários continuem recebendo os recursos”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão.

O Cadastro Único é obrigatório para pessoas que recebem o BPC. A obrigação do cadastro é devido a uma portaria publicada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que determina que idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o BPC e que ainda não estão inscritos no CadÚnico, passem pelo cadastramento.
A secretária destaca ainda que os idosos não precisam esperar o mutirão para realizar o cadastro, já que o setor funciona de segunda a sexta, das 07h às 13horas, sala 01, na sede do órgão. Mais de 60% dos idosos que recebem o BPC ainda não realizaram a inscrição no Cadúnico. “Nesse momento precisamos fazer os cadastros dos idosos, pois o prazo termina no dia 31 de dezembro, se eles não fizerem vão perder o benefício. Lembrando que o BPC é o benefício que a pessoa não recebe o 13º salário”, salienta a coordenadora do setor, Alba Magnólia.
Documentos – Para realizar o cadastro os idosos devem levar os seguintes documentos originais: Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Comprovante de Residência e informar telefone para contato.
Benefício – O BPC é a garantia de um salário-mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. Para mais informações entre em contato pelo telefone (73)3234-5861.

SETUR REALIZA MUTIRÃO DO PRO-TURISMO PRA TAXISTAS

Da Secom/Ilhéus 

Reunião

Os taxistas inscritos ou interessados em participar do Programa de Qualificação e Certificação do Turismo – Pro Turismo Ilhéus, devem comparecer nesta quarta-feira, 18 de outubro, das 9 às 17 horas, ao mutirão de avaliação e credenciamento promovido pela Secretaria de Turismo e Esportes (Setur), em frente ao Palácio Paranaguá, no centro da cidade.

O Pro Turismo é uma iniciativa inédita no sentido de promover a capacitação e qualificação dos profissionais do serviço de taxi, uma das categorias mais importantes para o aprimoramento da atividade turística local. O sindicato e a associação de taxistas firmaram parcerias com a Secretaria de Turismo para o desenvolvimento do projeto.
Durante o mutirão, será aplicado um questionário de 21 perguntas com o intuito de estabelecer parâmetros avaliativos que indiquem um melhor atendimento ao turista e ao cidadão ilheense. Haverá ainda identificação dos veículos usados pelos prestadores de serviço. Nessa primeira etapa, a meta é credenciar cerca de 100 táxis, que representam 25 por cento da frota total.
Segundo o secretário de Turismo e Esportes, Roberto Lobão, o taxista que oferecer melhores condições, desde a qualidade e o tempo de uso do veículo à prestação de serviço, terão notas mais significativas. Na próxima etapa, receberão o selo de qualidade do programa. Ele ressalta que outras categorias de serviços diretamente ligados ao turismo também serão alcançadas pelo Pro-Turismo, a exemplo dos guias turísticos.

EMBASA CASTIGA MORADORES DO VILELA 

Há uma semana a Embasa castiga boa parte dos moradores do bairro Teotônio Vilela, um dos maiores de Ilhéus. O fornecimento de água está irregular há sete dias.

Só tem água nas torneiras nas primeiras horas do dia. Moradores entraram em contato pra denunciar que precisam acordar 4h da manhã pra conseguir encher baldes, já que no restante do dia a torneira fica seca.

O problema é localizado, o que gera ainda mais revolta nos moradores do Vilela, já que em outros bairros o fornecimento está normal.

  1. Com a palavra, a Embasa.


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia