WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia camara ilheus camara ilheus bahiagas secom bahia sdr bahia secom bahia secom bahia secom embasa secom bahia



novembro 2021
D S T Q Q S S
« out    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


ILHÉUS: BARÃO VERMELHO, JORGE VERCILO E PABLO CONFIRMADOS NO CENTRO DE CONVENÇÕES

Do Tabuleiro.

Centro de Convenções de Ilhéus.

O Centro de Convenções de Ilhéus reabrirá para eventos com presença de público nas próximas semanas. O Festival Internacional do Cacau e chocolate abre a temporada e acontecerá nos dias 16 a 18 dezembro, conforme anunciado pelo organizador, o empresário Marco Lessa (clique aqui) . O evento não aconteceu no ano passado devido a pandemia da Covid-19.

Grandes shows também acontecerão ainda este ano.  Já estão programados Barão Vermelho, Jorge Vercilo e o cantor Pablo para o verão ilheense.
O Centro de Convenções de Ilhéus foi usado como hospital de campanha e foi a primeira grande unidade do interior do Estado, onde eram realizados testes e também internamentos.

GOVERNO DO ESTADO PRORROGA DECRETO SOBRE EVENTOS E ATUALIZA PUBLICAÇÃO SOBRE VACINAÇÃO PARA SERVIDORES

Rui Costa.

Até o dia 10 de dezembro, toda a Bahia segue com permissão para realizar eventos com até 3 mil pessoas, na condição de respeitar os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado, o uso de máscaras e comprovação do quadro vacinal contra a Covid-19 em dia. Já eventos desportivos mantêm a ocupação em 70% dos espaços. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26), no decreto nº 20.907, como parte das medidas para enfrentamento ao coronavírus.

Ainda de acordo com o decreto, nos municípios em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid estiver superior a 50% por cinco dias consecutivos, os eventos e atividades devem se restringir ao público máximo de 100 pessoas. As medidas valem para cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas e afins, funcionamento de zoológicos, parques de diversões, museus e similares.

Quanto à vacinação, esta deve ser comprovada mediante apresentação de documentos oficiais ou através do aplicativo Conect SUS, estando as doses em conformidade com o calendário vacinal por faixa etária, profissão, entre outros critérios.

Servidores

Também no DOE desta sexta, no Decreto n° 20.906, referente à obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19 para servidores públicos estaduais, o Governo estabelece que “a vacinação será considerada completa de acordo com a Campanha de Imunização contra a COVID-19, que recomenda dose única, duas doses e doses de reforço subsequentes, e deverá ser comprovada pelo servidor, através de autodeclaração e anexação do cartão de vacinação junto ao Sistema de Recursos Humanos do Estado”.

Este decreto atualiza o anterior (n° 20.885, de 17/11/2021), assinado pelo governador Rui Costa, para garantir a vacinação contra a Covid-19 para servidores públicos e empregados públicos estaduais. A medida estabelece que a recusa em se submeter à vacinação, sem justa causa, é passível de apuração de responsabilidade pelo não cumprimento de ordem superior, conforme estabelecido nos incisos III e IV do art. 175 da Lei nº 6.677, de 1994, e no inciso IV do art. 51 da Lei nº 7.990, de 2001.

PREFEITURA DE ILHÉUS REALIZA CASAMENTO COMUNITÁRIO

Casamento comunitário 2021.

A 5ª edição do Casamento Comunitário, promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Promoção Social foi realizado nesta quinta-feira, 25, no espaço da AABB, rodovia Ilhéus-Olivença. Os Noivos, acompanhados de seus familiares, oficializaram a união, gratuitamente, em uma cerimônia marcada por muita alegria e emoção. Ao todo, 30 casais formalizaram oficialmente sua união.

Casamento comunitário 2021.

O Prefeito Mário Alexandre, a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão, o vice-prefeito Bebeto Galvão e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rubenilton Silva, estiveram presentes na cerimônia prestigiando e compartilhando com cada casal a alegria de estarem oficializando os seus matrimônios. A cerimônia foi conduzida pela Juíza de Paz, Dra. Júlia Dickier.

As noivas, em parceria com o Instituto Mix, receberam todo preparo de um dia de noiva, com maquiagem, penteados e massagem relaxante para o grande dia, tudo para oferecer aos casais um momento inesquecível de união e amor. A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão, parabenizou a organização do evento “Agradeço ao Secretário Rubenilton por ter atendido a minha aclamação, para que continuasse a qualidade e excelência com humanização, com carinho, amor e dedicação aos casais que se propuseram a estar neste casamento. Se é pra fazer, sempre vamos fazer o melhor.” Salientou.

“Para mim é uma alegria e satisfação ver mais uma realização de sonhos. Estamos sempre trabalhando para o bem do povo, e que esse sonho, que é o casamento comunitário, seja para sempre.” Disse o Prefeito Mário Alexandre. A celebração cumpriu com todos os protocolos de segurança em razão da pandemia do Covid-19.
Empresas parceiras que prestigiaram o evento: Avatim, Lofty Maison, Fortiori, Gaby Tendências, Mundo das Legítimas Ilhéus, Roni Confecções, Legrand Mix, Céo Modas, Peperonni Pizzaria, Feijoada do Sodré, Lolla Shoes, Zap Burguer, Burguer Chef, Dona Carmen, Verona Creperia e Cafeteria e Farmácia Saúde.

 

ILHÉUS: ADULTERAÇÃO DO CARTÃO DE VACINAÇÃO DIFICULTA CONTROLE DE DADOS NO MUNICÍPIO, ALERTA SESAU

Caderneta de vacinação.

A Prefeitura de Ilhéus faz alerta para falsificação do cartão de vacinação contra a Covid-19. Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), com as exigências em relação à imunização, houve aumento do número de relatos de fraude do documento, que contém informações sobre data da aplicação e imunizante utilizado, dados cruciais para controle dos munícipes vacinados.

Além de dificultar o lançamento das informações no sistema, a adulteração do cartão configura prática criminosa, que pode causar danos à saúde pública, uma vez que a vacinação é a forma mais segura de proteger a população contra a doença.

A Sesau repudia veementemente o ato e informa que os profissionais estão atentos no sentido de impedir a ocorrência de qualquer tentativa de fraude do comprovante. Todos os casos serão apurados pelos órgãos competentes.

“Pedimos a conscientização de todos, porque trabalhamos de forma incessante para garantir a proteção da população contra o vírus. Não deixe de se vacinar. A pandemia não acabou. Todos nós somos responsáveis por essa luta”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

Importância da guarda do cartão de vacinação

O público que tomou a primeira dose deve comparecer aos postos previamente informados na data marcada para retorno ou conforme orientações do setor responsável.

A perda do cartão dificulta o acesso à segunda dose e à dose de reforço, comprometendo a eficácia da vacina aplicada e dificultando o serviço prestado pelo Município.

PNEU DE ÔNIBUS DA VIAMETRO EXPLODE E QUATRO PASSAGEIROS FICAM FERIDOS

 

Pneu de ônibus explode e acaba ferindo passageiros.

Um pneu de um ônibus da empresa Viametro explodiu enquanto o veículo trafegava nas proximidades do Fórum, na Avenida Oswaldo Cruz, em Ilhéus. O fato ocorreu na tarde dessa sexta-feira (26).

O fato aconteceu nesta sexta-feira, 26.

Com a explosão, parte da carroceria do ônibus foi danificada, ferindo as pernas de alguns passageiros. O SAMU 192 foi acionado para prestar os primeiros socorros às vítimas.

Segundo informações, o ônibus fazia a linha Sambaituba. A empresa não se pronunciou sobre o ocorrido. As informações são do Blog do Gusmão.

VEREADORES DISCUTEM DADOS DO IBGE QUE APONTAM DECRÉSCIMO POPULACIONAL EM ILHÉUS

.

Considerando as últimas atualizações do contingente populacional e destacando o surgimento de dúvidas acerca do decréscimo populacional, a explanação dos elementos estatísticos e dados da geografia populacional, os vereadores receberam na última quarta-feira (24) representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para explicar tecnicamente como é realizado o censo populacional da cidade de Ilhéus.

O censo demográfico é uma pesquisa da contagem da população de um determinado território realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Além da contagem de habitantes, o Censo coleta informações sobre as condições de vida das pessoas que residem naquele local, como saúde, educação, moradia e trabalho. Conforme explicou o Chefe do setor do censo demográfico do IBGE, Ledson Freire Santos, a pesquisa é realizada há pelo menos 150 anos, avaliando a cada dez anos as mudanças ocorridas, permitindo comparar os dados dos indicadores sociais.

Os dados coletados são fundamentais para subsidiar políticas públicas e nortear o planejamento de orçamento do governo. No setor privado, a pesquisa serve de referência para investimentos, porque fornece informações sobre o mercado consumidor, facilitando a localização do público-alvo. De acordo com o IBGE, a estimativa populacional de Ilhéus no ano de 2000 foi de 222.127 pessoas, no ano de 2010 – 184.236 pessoas, em 2018:164.844 pessoas e em 2021: 157.639 pessoas. Como mostram os números, nos últimos anos houve um decréscimo populacional considerável em Ilhéus.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson Moraes (PSD), chamou atenção para a estimativa equivocada do número da população, já que nos últimos dez anos houve construção de diversos condomínios populares. “O IBGE precisa rever a forma de coletar os dados apenas de dez em dez anos, porque acredito que Ilhéus tenha quase 200 mil habitantes, mas recebe um investimento de uma cidade que tem 150 mil habitantes. Um grande prejuízo”, enfatiza o presidente.

Para o ex vice-prefeito do município, José Nazal, os números apresentados são irreais. “Eu aconselho aos vereadores que se juntem e solicitem ao Poder Executivo Municipal apoio total ao IBGE, para que o Instituto possa ter a condição de fazer um censo digno. Posso mostrar fotografias antigas da cidade e as atuais, a percepção da mancha urbana que cresceu é notória, não é possível que o número populacional diminuiu”, defende Nazal.

O vereador Gurita (PSD), autor do requerimento, propôs a formação de um grupo de trabalho, com a assessoria jurídica da Câmara Municipal de Ilhéus, convidando o José Nazal, para definir um caminho e buscar os direitos da cidade. “Não podemos continuar aceitando que Ilhéus perca recursos, receitas e corra o risco de perder mais duas vagas na Casa Legislativa, por conta de um recenseamento que não condiz com a realidade”, destacou o parlamentar.

Após a discussão, o Presidente deixou agendado para a próxima segunda-feira (29), no gabinete da Presidência, uma reunião dos vereadores que tiverem interesse no assunto, junto com o jurídico da Casa, para definir o que efetivamente podem contribuir.

ZONA AZUL EM ITABUNA TERÁ 2.440 VAGAS COM TARIFAS DE R$ 1,00 E R$ 3,00 A HORA

Do Pimenta.

Itabuna

A Prefeitura de Itabuna publicou o Decreto 14.750, no Diário Oficial do Município de quarta-feira (24), definindo o número de vagas e o período para exploração do Sistema de Estacionamento Rotativo (Zona Azul).

O serviço será concedido à iniciativa privada por meio de outorga onerosa, por um período de 10 anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período. Serão 32 logradouros públicos da área central da cidade que serão delimitados como zona azul, totalizando 1.832 vagas para carros e 608 para motos.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), assinou o Decreto 14.734/2021, do dia 16 deste mês, definindo as vias e praças públicas incluídas no sistema de estacionamento pago. Também ficaram definidas as tarifas que serão cobradas dos usuários: R$ 3,00/hora para carros, R$ 1,00/h para motocicleta, motoneta e assemelhados e R$ 21,00 por dia para caçambas de entulhos.

RUI COSTA PODE SER INDICIADO NA CPI DOS RESPIRADORES

Rui Costa

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), pode ser indiciado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste, instalada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que deve entregar seu relatório no dia 16 de dezembro.

Segundo o grupo de deputados baianos que se reuniu com o presidente da CPI, Kelps Lima, o relatório deve pedir o indiciamento de várias pessoas na Bahia, começando pelo ex-chefe da Casa Civil Bruno Dauster, que intermediou o negócio com a empresa Hempcare.

Outro possível indiciado é o governador Rui Costa, que presidia o Consórcio Nordeste e fez a compra através do Governo da Bahia. O presidente da CPI potiguar afirma que o envolvimento de Rui e Dauster devia ser investigado a fundo pela Alba, mas o governador tem mais de 70% dos deputados sob seu controle e está protegido.

A compra dos 300 respiradores, sendo 60 para a Bahia, foi errada desde o início. O equipamento foi encomendado a uma pequena empresa que faz produtos à base de maconha e nunca atuou na área médica. A Hempcare recebeu o pagamento integral de R$ 48,7 milhões.

A Região.

ILHÉUS: NOVA MATERNIDADE VAI SER INAUGURADA NA SEGUNDA-FEIRA, 29

Hospital Materno Infantil

Na próxima segunda-feira (29) o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, no Alto da Conquista, será entregue à população de Ilhéus e região. O evento de inauguração, com ínicio a partir das 9h, deverá contar com a presença do governador Rui Costa (PT).

ILHÉUS: PREFEITO ENTREGA CERTIFICADOS DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Solenidade de entrega de certificados.

Com o objetivo de capacitar profissionais e lidar com as demandas referentes ao mercado de trabalho competitivo cada vez mais, a prefeitura de Ilhéus, por meio da  Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza promoveu cursos gratuitos de Cuidador de Pessoas Idosas, Estética e Prevenção e Autoproteção para 90 alunos, em parceria com a Cipe Cacaueira e a Clínica de estética Slim. A entrega dos certificados aconteceu na última terça- feira (23), no auditório da Faculdade de Ilhéus.

Participaram da formatura e entrega de certificados, a secretária de desenvolvimento econômico Soane Galvão, o secretário de promoção social e combate a pobreza Rubenilton Silva, Maurício Galvão representando o vice-prefeito, o Major PM Fábio Rodrigo de Melo e a Soldada Adriana Lima.

Entrega de certificados dos cursos gratuitos ofertados pela Prefeitura de Ilhéus.

“Fiz questão de comparecer na formatura para parabenizar esses guerreiros, que estão buscando novas chances no mercado de trabalho. A capacitação de pessoas é motivo de orgulho. Com um mercado cada vez mais competitivo e promissor, a qualificação profissional é um diferencial para aumentar as chances de contratação”, afirmou o prefeito Mário Alexandre.

De acordo com a secretária de desenvolvimento Soane Galvão, a expectativa de mais geração de emprego é positiva. “Fico honrada com o cumprimento de todas as ações sociais dessa secretaria que acolhe o social com tanto amor. Ver mais pessoas capacitadas me enche de alegria, pois Ilhéus tem aumentado a sua geração de emprego, dados afirmam isso, e estamos aqui para trabalhar e ver esses profissionais empregados”, finaliza a secretária



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia